Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3210
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaVivianeSouzaPereira.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo exploratório sobre a educação integral na Escola Classe 614 de Samambaia – DF
Autor(es): Pereira, Mariá Viviane Souza
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Educação integral
Escolas públicas
Samambaia (DF)
Data de apresentação: Set-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: PEREIRA, Mariá Viviane Souza. Um estudo exploratório sobre a educação integral na Escola Classe 614 de Samambaia – DF. 2011. [82] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O trabalho em questão trata de uma pesquisa de caráter exploratório realizada na Escola Classe 614 de Samambaia- DF, com o objetivo de conhecer a forma de implementação da Educação Integral na instituição, analisar os desafios enfrentados e observar o desenvolvimento da experiência nos diversos âmbitos da comunidade escolar. Para melhor entender os processos envolvidos na oferta de Educação Integral, foi feita uma explanação acerca de legislação, histórico, Programas de Governo, descrição da instituição pesquisada, bem como análise dos resultados encontrados. A pesquisa tem como parâmetro a concepção de Educação Integral re-significada nos dias atuais e idealizada por Anísio Teixeira, segundo influências de John Dewey e da Escola Nova, que avaliavam a educação como único meio para remediar as desigualdades e ofertar uma formação integral ao sujeito, capaz de torná-lo cidadão. Face á esses conceitos busca entender como ocorrem os processos de planejamento, integração e desenvolvimento de tempo, espaço e currículo no contexto da Educação Integral.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons