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https://bdm.unb.br/handle/10483/3207
Título: | Percepção dos graduandos do curso licenciatura em pedagogia a respeito do projeto acadêmico |
Autor(es): | Silva, Andreia Soares da |
Orientador(es): | Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona |
Assunto: | Professores - formação Universidades e faculdades - currículos Pedagogia |
Data de apresentação: | 16-Dez-2011 |
Data de publicação: | 22-Mar-2012 |
Referência: | SILVA, Andreia Soares da. Percepção dos graduandos do curso licenciatura em pedagogia a respeito do projeto acadêmico. 2011. 107 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho trata de um dos temas que, diante de sua importância e natureza, merece ser aprofundado e deva fazer parte de uma cultura de avaliação nas Instituições de Ensino no país: a avaliação diagnóstica. Tendo como referência o Projeto Acadêmico do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UnB e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura em Pedagogia no país, buscou-se analisar a percepção dos graduandos do referido curso quanto à identificação ao Projeto Acadêmico, e de sua estrutura curricular. Essa análise teve como base os documentos já citados e a bibliografia de autores conceituados. No ambiente em que se deu a pesquisa percebeu-se que há um interesse na busca pela qualidade do ensino com vista a promover uma formação profissional de alto nível e de acordo com os documentos oficiais. Assim a presente análise se constituiu de uma avaliação situacional do curso de Licenciatura em Pedagogia de modo a contribuir para o planejamento de ações necessárias a construção do Projeto Politico-Pedagógico da Faculdade de Educação e a reformulação curricular do curso. Foi concluído que o projeto Acadêmico possui fragilidades na estruturação curricular e consequentemente, o aluno não se identifica com o perfil profissional do curso, sendo necessária urgente reformulação. Bem como uma ampla discussão para a construção do Projeto Político Pedagógico da Faculdade de Educação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work deals with a team that, given its nature and, importance, deserves to deepened and be part of an evaluation culture in educational institutions in the country: the diagnostic evaluation. With a reference to be to the design of the Academe Degree in Pedagogy of Faculty Education in the University of Brasília and the National Curriculum Guidelines for Undergraduate courses in Education in the country, we sought to analyze the perceptions of graduates of that course and toidentify the Academic Project from the curriculum structure. This analysis was based on the documents already cited and bibliography of renowned authors. In the environment in which research has realized that here is an interest in the search for quality education to promote a high level vocational training and according to official documents. Thus the present analysis is composed of situational assessment Degree in Education in order to contribute to the planning of the actions needed to build the Pedagogical-Political Project of the Faculty Education in the University of Brasília.It was concluded that the project has academic weaknesses to identify the student and the professional profile of the course, which requires urgent reform.Requiring an extensive discussion to build of the Political Pedagogical Project Faculty of Education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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