Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_BrunnadaSilvaPereira.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologias da Informação e da Comunicação, gestão democrática e em rede : o caso dos cursos PEDEaD e ESPEaD
Autor(es): Pereira, Brunna da Silva
Orientador(es): Gomes, Carmenísia Jacobina Aires
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Educação à distância
Data de apresentação: 8-Dez-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: PEREIRA, Brunna da Silva. Tecnologias da Informação e da Comunicação, gestão democrática e em rede: o caso dos cursos PEDEaD e ESPEaD. 2011. 126 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A globalização e a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) reestruturaram a sociedade influenciando a formação de novos hábitos e novas concepções de sociedade e educação. Castells (1999) intitula essa nova sociedade como sociedade em rede, que foi mudada devido ao paradigma tecnológica. Essas mudanças de hábito e de cultura interfeririam também na gestão e na Educação a Distância; pois a sociedade em rede pressupõe o compartilhamento, a interação e a colaboração. Dessa forma, é necessário que se tenha uma gestão que inclua os indivíduos, dando-os voz na tomada de decisão e em todo o processo educacional. A gestão democrática com seus princípios de participação, autonomia e democratização pode propiciar a gestão de um curso para que os participantes tenham autonomia para participar do planejamento, do acompanhamento e da tomada de decisão. A educação a distância com a inclusão da web 2.0 e de ferramentas colaborativas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) auxilia também na formação da gestão democrática e em rede, porém não garante. Para que ocorra essa gestão, mesmo que o AVA e as TIC a favoreçam é necessário que os gestores incitem esses princípios garantindo espaços democráticos. O presente estudo teve como objetivo geral identificar se o uso das TIC propiciou a realização de uma gestão democrática e em rede, nos cursos de graduação (PEDEaD) e especialização (ESPEaD). Para essa análise, foi utilizada uma metodologia qualitativa de caráter exploratório, e se utilizou de entrevistas semi estruturadas a quatro coordenadores dos cursos. Realizou-se também a análise de conteúdos das conversas dos coordenadores dentro dos fóruns do AVA. Os dados coletados foram processados com auxílio do software NVIVO, que tem a capacidade de organizar dados nas pesquisas qualitativas. A pesquisa apresenta como resultado: as impressões dos coordenadores sobre sua atuação dentro da plataforma e a análise da pesquisadora da atuação deles. Os coordenadores perceberam que sua atuação ocorreu com o auxílio das TIC. Eles perceberam também que as TIC possibilitavam as relações serem realizadas com mais flexibilidade, além de destacarem em suas falas os princípios da gestão democrática. Em suas mensagens também demonstraram uma gestão realizada democraticamente e em rede, uma vez que o planejamento, o acompanhamento, as tomadas de decisão e as avaliações eram feitas com a participação de todos e de forma democrática. __________________________________________________________________________________ RESUMEN
La globalización y la integración de las Tecnologías de la información y la Comunicación (TIC) reestructuraron la sociedad influyendo la formación de nuevos hábitos y nuevas concepciones de la sociedad y la educación. Castells (1999) llamó esta nueva sociedad de la sociedad red que se ha cambiado debido al nuevo paradigma tecnológico. Estos cambios del hábito y la cultura también interfirieron en la gestión y la educación a distancia. La sociedad en red requiere compartir, interactuar y colaborar, por lo que es necesario contar con un sistema de gestión que incluye a las personas dándoles una voz en la toma de decisiones y en todo el proceso educativo. La gestión democrática y sus principios de participación, autonomía y democratización pueden ofrecer una gestión de un curso para que los participantes tengan autonomía para participar en la planificación, acompañamiento y toma de decisiones. La educación a la distancia con la inclusión de la web 2.0 y sus herramientas de colaboración en los Ambientes Virtuales de Aprendizaje (AVA) también favorece la formación de una gestión democrática y la creación de redes. Pero para que haya una gestión democrática y en red es necesario que los gerentes inciten y garanticen los espacios democráticos. Esta investigación tuvo como objetivo identificar si el uso de las TIC permitió la realización de una gestión democrática y en red, en los cursos de posgrado (PEDEaD) y especialización (ESPEaD). Para este análisis se entrevistó a cuatro coordinadores de los cursos. Esta investigación tiene una metodología cualitativa exploratoria y utilizó entrevistas semi estructuradas, análisis de contenido de las conversaciones de los coordinadores de los foros del AVA. Los datos obtenidos fueron procesados con el software NVIVO, que tiene la capacidad para organizar los datos en la investigación cualitativa. Esta investigación presenta como resultado las impresiones de los coordinadores de su papel dentro de la plataforma y el análisis de la investigación de su desempeño. Los coordinadores se dieron cuenta de que su actuación se llevó a cabo con la ayuda de las TIC lo que permitió que las relaciones se realizaran con la flexibilidad de la red, aparte destacan en sus discursos los principios de gestión democrática. En sus mensajes también mostraron una gestión democrática y en red desde la planificación, supervisión, toma de decisiones y evaluaciones que fueron realizadas con la participación de todos y de forma democrática.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons