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dc.contributor.advisorFernandes, Bruno Vinícius Ramos-
dc.contributor.authorGomes, Marcos Vinnícius Ferreira-
dc.identifier.citationGOMES, Marcos Vinnícius Ferreira. O planejamento tributário como objeto de redução de custos nas empresas de transporte rodoviário de passageiros. 2022. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO transporte de passageiros no Brasil é totalmente dependente do modal rodoviário, colocando o país em uma posição de total destaque nesse setor. Sendo fortemente influenciado pelas oscilações na economia brasileira, e tendo como destaque a complexa carga tributária vigente no Brasil, a presente pesquisa se desenvolve com questões que permeiam o universo tributário das empresas do setor de transporte rodoviário de passageiros, demonstrando as principais vertentes do sistema tributário e como a contabilidade pode ser utilizada com objeto de redução de custos, principalmente por este setor ser tido como essencial e, por este motivo, ser impactado por uma série de benefícios fiscais. São considerados a opção pelo lucro real ou pelo lucro presumido e as diferenças geradas por cada regime, portanto, a utilização de um estudo de caso possibilitou uma expansão no estudo e um conhecimento amplificado diante dessa realidade. Tendo isso em vista, o presente estudo busca contribuir com a comunidade acadêmica e com futuros profissionais, em especial no que tange as empresas de transporte rodoviário de passageiros. Buscando apresentar, através de uma solução tributária, uma alternativa a redução dos custos de um setor tão importante e necessário. Sendo assim, foi possível identificar, na empresa analisada, que a opção pelo regime tributário do lucro real foi mais vantajosa em relação ao lucro presumido, pois as bases de presunção do IRPJ e da CSLL no presumido traziam uma alíquota percentual maior do que a base real (lucro líquido) considerada no regime do lucro real, e os impostos diretos (ICMS, PIS e COFINS) não apresentam diferenciação de cálculo nos dois regimes, uma vez que há tributação do ICMS pelo crédito presumido e do PIS e da COFINS pelo regime cumulativo, mesmo que a empresa esteja enquadrada no lucro real.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subject.keywordImpostospt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento tributáriopt_BR
dc.titleO planejamento tributário como objeto de redução de custos nas empresas de transporte rodoviário de passageirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T13:09:31Z-
dc.date.available2022-09-22T13:09:31Z-
dc.date.submitted2022-05-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32041-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Passenger transport in Brazil is totally dependent on the road modal, placing the country in a position of total prominence in this sector. Being strongly influenced by the oscillations in the Brazilian economy, and highlighting the complex tax burden in force in Brazil, this research is developed with questions that permeate the tax universe of companies in the road passenger transport sector, demonstrating the main aspects of the tax system and how accounting can be used to reduce costs, mainly because this sector is considered essential and, for this reason, is impacted by a series of tax benefits. The option for actual or presumed profit and the differences generated by each regime are considered, therefore, the use of a case study allowed an expansion in the study and an amplified knowledge in the face of this reality. With this in mind, the present study seeks to contribute to the academic community and future professionals, especially with regard to road passenger transport companies. Seeking to present, through a tax solution, an alternative to reduce the costs of such an important and necessary sector. Thus, it was possible to identify, in the analyzed company, that the option for the tax regime of real profit was more advantageous in relation to the presumed profit, since the bases of presumption of the IRPJ and CSLL in the presumed brought a percentage rate higher than the base (net income) considered in the taxable income regime, and direct taxes (ICMS, PIS and COFINS) do not have a different calculation in the two regimes, since there is taxation of ICMS by the presumed credit and of PIS and COFINS by the cumulative, even if the company is framed in the real profit.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



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