Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3202
Título: | Educação inclusiva, realidade ou utopia? : um olhar histórico para educação especial |
Autor(es): | Campos, Carol Cianni Siqueira |
Orientador(es): | Coelho, Cristina Massot Madeira |
Assunto: | Educação especial Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 15-Jul-2011 |
Data de publicação: | 22-Mar-2012 |
Referência: | CAMPOS, Carol Cianni Siqueira. Educação inclusiva, realidade ou utopia?: um olhar histórico para educação especial. 2011. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O título “Educação inclusiva, realidade ou utopia? Um olhar histórico para Educação Especial à Educação Inclusiva”, indica uma análise da situação da Educação Especial a partir do seu surgimento até os dias atuais, com a garantia legal da oferta da Educação Inclusiva pelo Poder Público Brasileiro. Objetivou-se compreender os fatos que influenciaram as práticas do cotidiano escolar e as conquistas alcançadas pelas pessoas com necessidades educacionais especiais.
Inicialmente, partiu-se de um estudo bibliográfico sobre o tema e da legislação disponível, tendo por fim, uma análise dos resultados de uma pesquisa qualitativa aplicada aos professores de escolas do Distrito Federal.
Apresenta-se relevante o presente trabalho monográfico, como um material de estudo que contribuirá para a formação do pedagogo, possibilitando-o conhecer melhor a história da Educação Especial até os dias atuais com a Educação Inclusiva, tema presente no cotidiano das escolas.
Conclui-se que a Educação Inclusiva é uma realidade no Brasil e no mundo, porém, há ainda um longo caminho a ser percorrido até alcançarmos a inclusão de todos os alunos com necessidades educacionais especiais em um processo de integração/inclusão escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3202 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons