Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CarolCianniSiqueiraCampos.pdf204,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação inclusiva, realidade ou utopia? : um olhar histórico para educação especial
Autor(es): Campos, Carol Cianni Siqueira
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Educação especial
Educação inclusiva
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: CAMPOS, Carol Cianni Siqueira. Educação inclusiva, realidade ou utopia?: um olhar histórico para educação especial. 2011. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O título “Educação inclusiva, realidade ou utopia? Um olhar histórico para Educação Especial à Educação Inclusiva”, indica uma análise da situação da Educação Especial a partir do seu surgimento até os dias atuais, com a garantia legal da oferta da Educação Inclusiva pelo Poder Público Brasileiro. Objetivou-se compreender os fatos que influenciaram as práticas do cotidiano escolar e as conquistas alcançadas pelas pessoas com necessidades educacionais especiais. Inicialmente, partiu-se de um estudo bibliográfico sobre o tema e da legislação disponível, tendo por fim, uma análise dos resultados de uma pesquisa qualitativa aplicada aos professores de escolas do Distrito Federal. Apresenta-se relevante o presente trabalho monográfico, como um material de estudo que contribuirá para a formação do pedagogo, possibilitando-o conhecer melhor a história da Educação Especial até os dias atuais com a Educação Inclusiva, tema presente no cotidiano das escolas. Conclui-se que a Educação Inclusiva é uma realidade no Brasil e no mundo, porém, há ainda um longo caminho a ser percorrido até alcançarmos a inclusão de todos os alunos com necessidades educacionais especiais em um processo de integração/inclusão escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3202
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons