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https://bdm.unb.br/handle/10483/3197
Título: | As implicações do bilinguismo na educação de surdos |
Autor(es): | Silva, Virgínia Barbosa Lobo da |
Orientador(es): | Buzar, Edeilce Aparecida Santos |
Assunto: | Surdos - educação Educação bilíngue Surdos - aquisição da segunda língua |
Data de apresentação: | Abr-2011 |
Data de publicação: | 22-Mar-2012 |
Referência: | SILVA, Virgínia Barbosa Lobo da. As implicações do bilinguismo na educação de surdos. 2011. 99 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo central conhecer e discutir sobre a influência das práticas bilíngues na educação de surdos na perspectiva de professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tendo em vista que a cada ano, o número de educandos surdos matriculados em escolas regulares cresce consideravelmente, torna-se latente analisar a maneira como esses educandos estão sendo recebidos pela escola, ressaltando-se a necessidade de admitir as especificidades trazidas pelo sujeito surdo a partir de sua cultura. O bilinguismo e a inclusão de educandos surdos em classes regulares requer a observação de aspectos específicos como a aquisição da língua majoritária. Para atingir os objetivos, a pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa, com enfoque na análise de conteúdo. Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados in loco em duas escolas do Distrito Federal no período compreendido entre fevereiro e março de 2011. Os questionários possuem perguntas referentes às práticas docentes dos pesquisados, com o intuito de perceber nuances do bilinguismo nessas práticas. Responderam aos questionários 12 professores da Rede Oficial de Ensino, sendo a maioria do sexo feminino. Com base nas respostas dos participantes foram criadas categorias que estão descritas nas análises dos dados. Após a análise destes dados foi possível concluir que os professores pesquisados não possuem uma definição consensual sobre o bilinguismo. Conclui-se ainda, que alguns professores não são adeptos de práticas bilíngues, entendendo que a oralização dos educandos surdos é a melhor forma de incluí-los social e culturalmente. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work have as mainly objective to meet and discuss the influence of bilingual practices in the education from deaf in perspective of teachers of the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Each year the number of deaf students enrolled in regular schools is growing considerably, becomes latent analyze how these students are being received by the school, bouncing the need to admit the specifics brought by the deaf from their culture. The Bilingualism and the inclusion of deaf students in regular classes requires the observation of specific aspects such as the acquisition of the majority language. To achieve the objectives, this research used a qualitative methodology with a focus on contents analysis. The datas were collected through questionnaires applied in loco in two schools in the Distrito Federal in the period between February and March 2011. The questionnaires have questions about teaching practices of respondents, to understand the nuances of bilingualism in these practices. Twelve teachers of Rede Oficial de Educação responded to questionnaires, being, the majority, female. Based on the responses of participants were created categories that are described in data analysis. After analysis of these data it was concluded that the teachers consulted do not have a consensus for definition of bilingualism. It is also concluded that some teachers are not supporters of bilingual practices, understanding that the oralism for deaf students is the best way to include them socially and culturally. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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