Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31949
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VitorGabrielVeredianoNabao_tcc.pdf419,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Claudiane Silva-
dc.contributor.authorNabão, Vitor Gabriel Verediano-
dc.identifier.citationNABÃO, Vitor Gabriel Verediano. Do alicerce à cumeeira: a importância da conexão família-escola no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem por objetivo demonstrar, na teoria e na prática, a importância da cooperação entre escola e família, identificando o papel de cada uma e como esse ato de cooperação entre ambas interfere no processo educacional e no desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente. Partindo-se do pressuposto que essa conexão é de fundamental importância, inicialmente, foi realizado um estudo bibliográfico com autores que dialogam com essa temática. Posteriormente, com uma abordagem em seções, o trabalho apresenta algumas reflexões sobre o tema, além de uma pesquisa empírica, de cunho qualitativo e classificação exploratória, por meio de entrevistas com profissionais que atuam em diversas funções em escolas da rede pública estadual e municipal das áreas de jurisdição dos Núcleos Regionais de Educação de Cascavel e Toledo no estado do Paraná. Concluiu-se que a família é o alicerce, a base que dá sustentação a todo processo de formação. Já a escola é a cumeeira, aquela que oferece subsídio, oportunidade e conhecimento sistematizado. Unidas, família e escola compõem a obra que culmina no desenvolvimento pleno de cada sujeito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCrianças e adolescentes - rede de proteçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação - participação dos paispt_BR
dc.titleDo alicerce à cumeeira : a importância da conexão família-escola no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-16T20:34:20Z-
dc.date.available2022-09-16T20:34:20Z-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31949-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.