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Título: Os estudos clássicos e o Brasil : latim e grego para quê?
Autor(es): Araújo, Laura Morais Cury Pimenta de
Orientador(es): Castro, Jane Adriana Ramos Ottoni de
Assunto: Línguas clássicas
Língua grega
Humanismo
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 14-Set-2022
Referência: ARAÚJO, Laura Morais Cury Pimenta de. Os estudos clássicos e o Brasil: latim e grego para quê?. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Sendo considerada berço do Ocidente, a Antiguidade influenciou em grande escala a chamada Educação Clássica Medieval, cujos valores humanistas continuaram a desempenhar um importante papel dentro do cenário educacional e filosófico mundial. Nesse contexto, o estudo das Línguas Clássicas, Latim e Grego, era considerado a chave para o domínio das artes da linguagem dentro do Trivium medieval, bem como instrumento através do qual os alunos teriam contato com as grandes obras greco-latinas. Apesar de sua importância, no Brasil hoje, os Estudos Clássicos se encontram reclusos ao meio universitário, fazendo com que uma grande parcela da população não tenha acesso a eles e, por isso, continue ignorante do fato de que as Línguas e Cultura Clássicas também fazem parte de sua herança e identidade. Além disso, dentro do cenário atual, esta antiga área se vê em constante necessidade de justificar-se quanto a sua relevância –em grande parte devido à ascensão de uma visão puramente utilitarista da educação que valoriza apenas aqueles conhecimentos que possuam “utilidade prática e imediata”. Nosso trabalho propõe uma análise dos Estudos Clássicos desde suas raízes greco-romanas e surgimento durante a Idade Medieval, assim como sua conexão com a história da educação brasileira, a fim de quebrar com a mentalidade utilitarista e resgatar o real valor de se debruçar sobre os estudos de Grego e Latim, e também da bagagem cultural que tais línguas carregam.
Abstract: Being considered the cradle of humankind, Antiquity has greatly influenced the so-called Medieval Classical Education, whose humanistic values continued to play an important role inside the educational and philosophical scenario worldwide. In this context, the study of Classical Languages, Latin and Greek, was considered as a key study in order to master the language arts inside the medieval Trivium, as well as being an instrument the students could make use for getting in contact with the great work of Latin and Greek writers. Despite its importance, in Brazil today, the Classical Studies are limited to the Universities, fact which leaves a great number of the population without any access toit, and, hence, without knowledge of the fact that the Classical Languages and Culture are also part of their heritage and identity. Furthermore, whitin the current scenario, this ancient area of studies finds itself in constant need of justifying its relevance –greatly due to the ascension of a purely utilitarian view on education, which solely values those knowledges that possess “practical and immediate utility”. Our work proposes a detailed analysis of Classical Studies since their Greco-Roman roots and later ascension during the Medieval Age, as well as their connection with Brazilian education’s history, with the purpose of breaking down the utilitarian mindset and rescuing the real value of engaging oneself in the studies of Latin and Greek, and also the cultural background these languages carry.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2022.
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