Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31888
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PedroKyomaisAraujoArens_tcc.pdf632,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A cannabis sativa no discurso "Fumadores de maconha : efeitos e males do vício" e sua relação com a representação da planta para a sociedade brasileira
Autor(es): Arens, Pedro Kyomai Araújo
Orientador(es): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: Maconha
Drogas - abuso
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 12-Set-2022
Referência: ARENS, Pedro Kyomai Araújo. A cannabis sativa no discurso "Fumadores de maconha: efeitos e males do vício" e sua relação com a representação da planta para a sociedade brasileira. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O tema deste trabalho é a cannabis sativa, uma planta que, apesar de ter relações antigas com os humanos, passou por um processo de depreciação pelas classes médicas do mundo todo a partir do fim do século XIX. O discurso “Fumadores de maconha: efeitos e males do vício” representa momento fundamental para compreender a história da planta no Brasil. Ele é considerado o primeiro trabalho científico sobre a planta e pode-se perceber aspectos da conjuntura do país através da análise de seu discurso. Ele deprecia várias classes sociais do Brasil republicano, de forma que se apresenta a fronteira entre o branco civilizado e o negro selvagem. É possível perceber diversos aspectos representativos da sociedade republicana no discurso e como a visão negativa da planta, que levou à sua proibição, parte de um imaginário baseado no mito e no senso comum que relaciona o consumo da planta aos povos africanos. A ideologia positivista também se encontra presente no discurso, exaltando a ciência em oposição a costumes “perniciosos”, que impediriam o progresso da nação. Assim, o discurso proibicionista se relaciona à questão dos libertos que o Estado republicano lidou a partir de concepções positivistas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.