Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3186
Título: | Reflexões pedagógicas sobre a educação de pessoas com necessidades especiais |
Autor(es): | Araújo, Rayssa Ramos de |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Inclusão social Educação inclusiva Economia solidária |
Data de apresentação: | 15-Jun-2011 |
Data de publicação: | 20-Mar-2012 |
Referência: | ARAÚJO, Rayssa Ramos de. Reflexões pedagógicas sobre a educação de pessoas com necessidades especiais. 2011. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esse trabalho final de curso é uma reflexão sobre a importância da inclusão na Educação Especial, a partir de estudiosos da temática. A abordagem do tema assume uma perspectiva crítica, relacionando-a com a inclusão social, na perspectiva da Economia Solidária. Nessa perspectiva, a Educação Especial reafirma-se como uma possibilidade de conquista de emancipação e transformação da realidade social, desmistificando a concepção que acreditava que o cidadão com necessidades especiais tinha pouca ou nenhuma chance de constituir-se como um sujeito com capacidades profissionais e sociais. Os capítulos referem-se ao histórico da Educação Especial, seus avanços e desafios. Percebemos que a sociedade capitalista ainda permite a exclusão e o desrespeito aos direitos à dignidade e integridade desses cidadãos. Diante desta realidade e pensando em uma sociedade inclusiva e acolhedora das necessidades especiais dos indivíduos e ciente da incapacidade de uma educação que atenda as reais necessidades desses alunos, no presente trabalho lanço mão de minhas experiências e vivências práticas com a Educação Especial, a fim de refletir e demonstrar a importância de uma educação para a formação emancipadora dos educandos, onde os mesmos tenham a oportunidade de descobrir que é possível construir um mundo melhor, menos desigual, mais humano. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.3186 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons