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Título: Ensaio sobre a surdez : perspectivas históricas
Autor(es): Martino, Martina Monteiro
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Surdos - educação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 15-Dez-2011
Data de publicação: 20-Mar-2012
Referência: MARTINO, Martina Monteiro. Ensaio sobre a surdez: perspectivas históricas. 2011. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A educação de alunos surdos sempre apresentou uma série de limitações e dificuldades causadas pela barreira de comunicação. Podemos ver, ao longo da história da educação surda, que diversos métodos e filosofias foram tentados, como o oralismo, a comunicação total e o bilingüismo. Cada um, com seus prós e contras, sempre gerando muita discussão e polêmica. Várias tentativas de inclusão escolar, primando pela não-manutenção do analfabetismo funcional tiveram insucesso, mas a comunidade Surdas tem lutado para garantir os direitos de todo e qualquer cidadão. Este ensaio tem como objetivo apontar como, historicamente, a educação dos surdos foi se constituindo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The education of deaf students has always presented a series of limitations and difficulties caused by the communication barrier. We can see throughout the history of deaf education, various methods and philosophies that have been tried, such as oralism, total communication and bilingualism. Each one, with its pros and cons, always generating lots of discussion and controversy. Several attempts of school inclusion, striving for non-maintenance of functional illiteracy were unsuccessfully but the Deaf community has struggled to secure the rights of every citizen. This paper aims to point out how, historically, the education of the deaf was constituted.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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