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Título: Música na educação infantil : repensando paradigmas
Autor(es): Naves, Náira Fernandes
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Música na educação
Educação de crianças
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 20-Mar-2012
Referência: NAVES, Náira Fernandes. Música na educação infantil: repensando paradigmas. 2011. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo geral investigar a presença das atividades musicais nas práticas pedagógicas em uma escola de educação infantil. Os objetivos específicos são investigar como música é utilizada em uma escola de educação infantil e investigar quais funções a música pode exercer neste mesmo contexto. É composto por três partes: Capítulo I - Como a música tem sido tratada na educação infantil; Capítulo II - Alternativas para a música na educação infantil; e Capítulo III - Metodologia e análise dos dados. O referencial teórico foi fundamentado na perspectiva histórico cultural de Vigotski o qual prioriza o trabalho pedagógico nas possibilidades de quem aprende, e não nas tão diagnosticadas dificuldades e limitações. O tema escolhido foi a música na educação infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação. Para aprofundar a discussão desta temática utilizou-se das contribuições teóricas de alguns autores a fim de dialogar com minhas experiências acadêmicas. Procura-se com este trabalho refletir que a música não se limita a um dom musical inato para os que se aproximam dela. Conclui-se que cada um, dentro das suas possibilidades e limitações, pode encantar-se e envolver-se pela música e sobretudo criar ou expressar-se por meio dela. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study aims to investigate as general objective the presence of musical activities in teaching practices in a school of early childhood education. The specific objectives are to investigate how music is used in a childhood school and investigate what functions music can be in this same context. It consists of three parts: Chapter I - How music has been treated in early childhood education; Chapter II - Alternatives to the music in early childhood education; and Chapter III - Methodology and data analysis. The theoretical framework was based on Vygotsky’s cultural historical perspective which prioritizes the educational work in the possibilities of the learner, not just on diagnosed difficulties and limitations. The theme chosen is music in early childhood education. The methodology used was action research. To further the discussion of this issue, it was used the theoretical contributions of some authors to dialogue with my academic experiences. It seeks with this work reflect that music does not merely an innate musical gift to those who approach it. It is concluded that each one, within yours capabilities and limitations, can enchant up and get involved in music and especially create or express themselves through it.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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