Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31782
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandaMarques_YanHenriqueSilva_tcc.pdf11,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dimensionamento preliminar de sistemas de propulsão híbrido-elétrico de veículos eVTOL
Autor(es): Marques, Fernanda Barbosa
Silva, Yan Henrique
Orientador(es): Lisboa, Fábio Cordeiro de
Assunto: Propulsão espacial
Aeronaves
Motores elétricos
Data de apresentação: 30-Out-2021
Data de publicação: 1-Set-2022
Referência: MARQUES, Fernanda Barbosa; SILVA, Yan Henrique. Dimensionamento preliminar de sistemas de propulsão híbrido-elétrico de veículos eVTOL. 2021. 131 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Está surgindo uma nova classe de veículos que pode transformar o sonho de “carros voadores” em realidade. São aeronaves elétricas ou híbridas que permitem decolagens e aterrissagens verticais e têm potencial para revolucionar o futuro do transporte de cargas e passageiros. O interesse crescente trouxe à tona a urgência de implementar melhorias nas questões tecnológicas ainda não resolvidas. De fato, enquanto a tecnologia de bordo está em um estado avançado, a produção e gestão da energia necessária para operar os chamados eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing), inclusive suas baterias, continuam sendo um fator limitante. O trabalho propõe um método preliminar de dimensionamento de um sistema de propulsão híbrido-elétrico de um veículo eVTOL para aplicação no mercado de mobilidade aérea urbana (UAM). O sistema de propulsão híbrida possui como componentes principais, um motor de combustão associado com um conversor de energia elétrica. O objetivo deste sistema é converter energia elétrica para recarregar as baterias do veículo durante o voo, aumentando assim seu alcance e autonomia de operação. O método proposto resulta da sinergia de duas abordagens distintas. O primeiro é analítico e propõe um modelo numérico para estimar os valores de energia (como potência e consumo específico) necessários para o funcionamento do sistema de propulsão híbrida. O segundo é a análise dos dados de voo da aeronave Cessna 206 anfíbia obtidas por meio de um gravador de dados de voo. As informações de desempenho do motor são importantes para serem utilizadas nas simulações. O modelo matemático iterativo usa como dados de entrada, o peso máximo de decolagem (MTOW) de veículos aéreos, dados de desempenho de motores elétricos obtidos da literatura, dados do motor a combustão da fabricante Lycoming TSIO-520-M (310 hp) utilizado na aeronave Cessna 206, e produzuma estimativa da energia necessária que a propulsão híbrida-elétrica deve fornecer para a aeronave decolar e cumprir a missão. Este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade da utilização de um sistema propulsivo híbrido aplicado a um veículo eVTOL para o mercado UAM, buscando contribuir na solução de problemas que estão afetando os “grandes players” da indústria aeroespacial e de pesquisa em todo o mundo, por meio de um método de avaliação constituído por um modelo numérico alimentado por dados históricos e validado por dados de voo.
Abstract: A new class of vehicles is emerging that could turn the dream of “flying cars” into reality. These are electric or hybrid aircraft that allow vertical take-off and landing that are proving to have the potential to revolutionize the future of freight and passenger transportation. Growing interest has brought out the urgency of implementing improvementsin still unresolved technological issues. Indeed, while the on board technology is in an advanced state, the production and management of the energy required to operate the socalled eVTOL (electric vertical take-off and landing vehicles), including power battery, remains a limiting factor. This work proposes a preliminary sizing method of a hybridelectric powertrain/propulsion system of an eVTOL vehicle for application in the urbanaerial mobility (UAM) market. The hybrid propulsion system has as its main components, a combustion engine associated with an electrical energy converter. The purpose of this system is to convert electrical energy to recharge the evtol batteries during the flight, thusincreasing its range and endurance of operation. The proposed method results from the synergy of two different approaches. The first one is analytical and proposes a numerical model to estimate the energy values (such as power and specific consumption) required by the hybrid propulsion system to operate. The second one is the analysis of flight data from the Cessna 206 amphibious aircraft obtained by a flight data recorder. Engine performance data is important to be used in the simulations. The iterative mathematical model uses as input data, the maximum take-off weight (MTOW) of aerial vehicles, performance data for electric motors obtained from literature, data from the combustion engine produced by Lycoming TSIO-520-M (310 hp) used in the Cessna 206 aircraft, and outputs an estimate of the required energy that the hybrid power train must provide for the aircraft to take off and accomplish the mission. This work is aimed at assessing the feasibility of the use of a hybrid power train applied to an eVTOL vehicle for the UAM market, seeking to contribute to the solution of issues that are affecting “big players” of the aerospace industry and research around the world through a method of evaluation consisting of a numerical model fed by historical data and validated by flight data.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.