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Título: Ergonomia aplicada a projeto de bancada de simulação de aeronave tipo planador
Autor(es): Freitas, Eduardo Aben-Athar de
Orientador(es): Miranda, Mateus Rodrigues
Assunto: Simuladores
Aeronaves
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 1-Set-2022
Referência: FREITAS, Eduardo Aben-Athar de. Ergonomia aplicada a projeto de bancada de simulação de aeronave tipo planador. 2021. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho fez abordagem em estudos ergonômicos realizados no interior de uma aeronave do tipo planador para futura construção por parte de um projeto de extensão, formado por alunos, da Universidade de Brasília (UnB). A aeronave em questão foi pesquisada e escolhida pelo grupo de estudantes por se apresentar a melhor opção dentre outras pesquisadas. Sua fuselagem foi desenhada com o auxílio de software para desenho computacional CATIA V5R21 e inseridos manequins de diferentes posturas, do próprio programa, para realizar as análises ergonômicas. Também foi desenhada uma fuselagem com base em metodologia de escoamento para fins comparativos de análises com o primeiro planador. Por fim, após feitas as análises, encontraram-se alguns problemas de ergonomia no projeto original do planador pesquisado e, com o intuito de propor solução desses problemas e para fins de estudos acadêmicos no âmbito acadêmico, foi realizada uma primeira proposta, em desenho computacional, de uma bancada de simulação do planador escolhido. Após desenhada a bancada, também foram feitas análises com manequins inseridos nela, com os mesmos critérios dos primeiros estudos e dar prosseguimento para projeto de construção da aeronave real.
Abstract: The present work approached ergonomic studies carried out inside a glider-type aircraft for future construction by an extension project, formed by students, from the Universityof Brasília (UnB). The aircraft in question was researched and chosen by the group of students because it was the best option among others researched. Its fuselage was designedwith the help of CATIA V5R21 computer design software and mannequins of different postures, from the program itself, were inserted to carry out the ergonomic analyses. It was also a merger based run off methodology for comparative analysis purposes with the firstglider. Finally, after performing the analyses, some ergonomic problems were identified in the original project of the researched glider and, in order to propose a solution to these problems and for the purposes of academic studies in the academic sphere, a first proposalwas made, in computational design, from a simulation bench of the chosen glider. Once the bench was summarized, analyzes were also carried out with mannequins inserted init, using the same criteria as in the first studies and proceeding with the construction project of the real aircraft.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
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