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Título: O curso de pedagogia na Universidade de Brasília e as diferentes perspectivas profissionais
Autor(es): Nunes, Gabriela Sorrentino
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Universidades e faculdades - currículos
Pedagogia
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 19-Dez-2011
Data de publicação: 20-Mar-2012
Referência: NUNES, Gabriela Sorrentino. O curso de pedagogia na Universidade de Brasília e as diferentes perspectivas profissionais. 2011. xiii, 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esse trabalho pretende abordar como tema o curso de Pedagogia da Universidade de Brasília e as diversas perspectivas de atuação profissional existentes no atual mercado de trabalho. Para melhor compreensão do tema exposto acima, uma volta ao passado pela história do curso de pedagogia se fez necessária, pois ela por si só, justificará muitos dos entraves relacionados com a identidade do pedagogo que perpetuam até os dias de hoje. Uma análise crítica acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia também se fez necessária, visto que a mesma causou várias interpretações distintas entre especialistas da educação. Outro ponto de relevância para este trabalho diz respeito ao currículo do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília que passou a vigorar no ano de 2002, modificando completamente a estrutura anterior. A pesquisa empírica contou com a participação de sessenta ex-alunos da Faculdade de Educação formados em 2006 com o intuito de verificar em qual campo da pedagogia esses indivíduos trabalham atualmente.
Abstract: This study intend to address the Faculty of Education of the University of Brasilia and the diverse perspectives of professional practice existing in the current job market as a theme. For a better understanding of the issue above, a return to the past history of the pedagogy course was necessary because it alone will justify many of the barriers related to the identity of the teacher that perpetuate to this day. A critical analysis about the National Curriculum Guidelines for School of Education was also necessary, since it caused several different interpretations of education specialists. Another point of relevance for this work concerns the curriculum of the Faculty of Education at the University of Brasilia that became effective in 2002, which completely changed the previous structure. Empirical research with the participation of sixty Faculty of Education former students graduated in 2006 was made with the aim of verifying the educational field in which these individuals work today.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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