Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3174
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FernandadaCostaCortes.pdf569,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre colonialismos e autonomia nacional : reflexões sobre a construção da identidade nacional de Timor-Leste
Autor(es): Côrtes, Fernanda da Costa
Orientador(es): Santos, Mariza Veloso Motta
Assunto: Autonomia
Imperialismo
Timor-Leste
Data de apresentação: 17-Nov-2011
Data de publicação: 20-Mar-2012
Referência: CÔRTES, Fernanda da Costa. Entre colonialismos e autonomia nacional: reflexões sobre a construção da identidade nacional de Timor-Leste. 2011. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo e ocupa a parte leste da ilha de Timor, situada no sudeste asiático. Adquiriu a sua independência em 2002, após ter passado por uma colonização portuguesa que durou aproximadamente quatro séculos, seguida pela ocupação Indonésia, que perdurou por 24 anos (1975-1999) e se caracterizou como sendo um regime extremamente violento. Durante este período, muitos massacres ocorreram na ilha, o que fez com que houvesse uma comoção internacional. Desta forma, no ano de 1999, a ONU enviou uma missão a Timor para promover um plebiscito que iria decidir o destino do país. O resultado acusou mais de 78% da população timorense favorável a independência e desta forma, a Indonésia foi obrigada a retirar-se do território leste timorense. Desde então, a condição de Estado-Nação Independente é vivido pelo país. E na intenção de compreender o processo de construção da identidade nacional de Timor-Leste, este trabalho figura ao redor de questões que buscam analisar a articulação de alguns dos elementos envolvidos neste processo, dentre eles a língua, fatos históricos e instituições educacionais e religiosas, considerando para isso os cenários de colonizações da ilha e o de recente formação nacional no qual Timor-Leste se encontra inserido. No entanto, não há pretensão de esgotar todos os aspetos contidos dentro desse tema de análise, uma vez que as categorias de identidade e de nação abarcam fenômenos fluidos e complexos, podendo se constituir de inúmeras maneiras, obtendo variações múltiplas. Sendo assim, foram selecionados alguns os aspectos a serem analisados por meio de um levantamento bibliográfico sobre a constituição dos períodos coloniais e pós independência de Timor, na medida em que estas fontes dialogavam com os discursos dos timorenses entrevistados ao longo desta pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons