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dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorFreitas, Juciane Priscila Vilaverde-
dc.identifier.citationFREITAS, Juciane Priscila Vilaverde. As representações sociais sobre a escola na perspectiva dos integrantes do movimento hip-hop. 2011. 82 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho procura analisar as representações sociais sobre a escola na perspectiva dos integrantes do movimento Hip-Hop. Para isso, busca abordar no referencial teórico a conceituação de Representações Sociais acrescida da questão da experiência, bem como a trajetória histórica, social e cultural do Hip-Hop, pontuando seus elementos formadores e a relação do mesmo com a educação. Por fim, faz-se uma análise oriunda dos questionários corroboradas pelas letras de música relacionadas ao tema. Foi utilizada para a pesquisa de campo a abordagem exploratória. Os participantes foram treze integrantes do movimento Hip-Hop da cidade de Sobradinho II, no Distrito Federal. Os resultados indicam que, para os integrantes do movimento Hip-Hop, embora a importância dos estudos e da educação seja reconhecida e amplamente aceita, o papel da escola é permeado por divergências relacionadas tanto a seu viés de promotora de coesão social quanto às relações de preconceito e discriminação que nela ocorrem. As divergências geradas despertaram uma reflexão acerca da educação e do papel das instituições escolares. Essa reflexão possibilitou uma nova perspectiva acerca da relação entre o Hip-Hop e a escola, sugerido sua utilização em favor da educação e da promoção de uma efetiva mudança social. Conclui-se que, apesar das Representações acerca da relevância dos estudos para a progressão social e como propiciador de um futuro melhor, a escola por vezes se distancia do conceito de educação, evidenciando-se assim, conflitos de opiniões e representações.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRepresentações sociaisen
dc.subject.keywordGrupos sociaisen
dc.subject.keywordMúsica - Brasília (DF)en
dc.subject.keywordPreconceitos e antipatiasen
dc.titleAs representações sociais sobre a escola na perspectiva dos integrantes do movimento hip-hopen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-03-20T15:45:00Z-
dc.date.available2012-03-20T15:45:00Z-
dc.date.issued2012-03-20T15:45:00Z-
dc.date.submitted2011-12-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3173-
dc.language.isoPortuguêsen
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