Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3172
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_KamillaSantanaGuimaraes.pdf711,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Compreensão leitora de problemas matemáticos com turma de 3ª série/4º ano de uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Guimarães, Kamylla Santana
Orientador(es): Freitas, Vera Lucas de
Assunto: Compreensão na leitura
Matemática - problemas, exercícios, etc.
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 20-Mar-2012
Referência: GUIMARÃES, Kamylla Santana. Compreensão leitora de problemas matemáticos com turma de 3ª série/4º ano de uma escola pública do Distrito Federal. 2011. 89 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi verificar se, de fato, a não ou má compreensão leitora do enunciado de problemas matemáticos constituiria dificuldade em sua resolução, já que pesquisas têm mostrado que maior parte das dificuldades enfrentadas pelos alunos para resolver problemas matemáticos reside nesse fator. Para tanto, teve-se como foco de observação uma turma de 3ª série/4º ano do ensino fundamental da rede pública, localizada em Brasília, Distrito Federal. Considerando a importância que a compreensão leitora tem no aprendizado e no desenvolvimento cognitivo do educando, são necessários que, desde o início da trajetória escolar, sejam formados leitores competentes. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, recorreu-se ao estudo de caso. Os resultados demonstraram que há relação entre a dificuldade de leitura do enunciado, dificuldade de entendimento do vocabulário e a compreensão e resolução dos problemas matemáticos, ou seja, os que apresentaram dificuldade naqueles tiveram dificuldades nestes, não conseguindo resolver os problemas. Dessa forma, constata-se a necessidade de investir em práticas de leitura e compreensão de problemas matemáticos, trabalhando especificamente com estes, e também com em estratégias de leitura que possibilitem o aluno ser um leitor competente não somente de problemas matemáticos, mas de qualquer texto independentemente da disciplina.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons