Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LaisAlvesdeMoura.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreitas, Vera Lucas de-
dc.contributor.authorMoura, Laís Alves de-
dc.identifier.citationMOURA, Laís Alves de. A compreensão leitora de texto didático de geografia com turma de 4ª série/5º ano de uma escola pública do Distrito Federal. 2011. 89 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractOs textos didáticos são a principal fonte de informação do aluno na escola, por isso a compreensão leitora se constitui como ferramenta fundamental para a formação de leitores eficientes. Com o objetivo de observar como a compreensão leitora de um texto didático de geografia influencia o aprendizado, realizou-se a presente pesquisa através de uma abordagem qualitativa, o que permite maior subjetividade à interpretação das informações e registros adquiridos. Os dados dessa pesquisa apontam que a dificuldade encontrada no vocabulário infere na compreensão do que é lido. Esses resultados evidenciam como são importantes as atividades de compreensão leitora e o desenvolvimento de estratégias de leitura para a formação de leitores eficientes, tornando possível que o aluno utilize aquilo que aprendeu para a transformação de sua realidade. A pesquisa do presente trabalho foi realizada com uma turma de 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Brasília/DF, sendo composta de uma atividade de compreensão e um questionário para a professora da turma. Foi possível constatar que há, de fato, uma relação entre a dificuldade do vocabulário e a compreensão do que está sendo lido, assim se constata a necessidade do desenvolvimento de estratégias de leitura para a formação desses leitores.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCompreensão na leituraen
dc.subject.keywordGeografia (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordLeituraen
dc.titleA compreensão leitora de texto didático de geografia com turma de 4ª série/5º ano de uma escola pública do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-03-20T13:32:50Z-
dc.date.available2012-03-20T13:32:50Z-
dc.date.issued2012-03-20T13:32:50Z-
dc.date.submitted2011-12-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3169-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.