Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EugeniaSoaresNunes.pdf367,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A representação feminina em textos publicitários
Autor(es): Nunes, Eugênia Soares
Assunto: Análise do Discurso Crítica (ADC)
Textos publicitários
Mulheres - representações
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 15-Ago-2022
Referência: NUNES, Eugênia Soares. A representação feminina em textos publicitários. 2016. 17 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente artigo discute a representação da mulher em um texto de campanha publicitária brasileira. As reflexões contidas neste trabalho são estruturadas na Análise do Discurso Crítica (ADC) com as contribuições da Teoria das Representações Sociais por entendermos que este tem contribuído para o desenvolvimento daquela. Entendemos que o discurso publicitário é tendencioso, de forma a contribuir para a construção de identidades e papeis sociais. Nesse sentido, os textos publicitários relativos a produtos de higiene e limpeza são, em sua maioria, direcionados ao consumidor feminino, perpetuando a noção de que o trabalho doméstico é exclusividade das mulheres. Esse fato contraria o que vem ocorrendo lentamente, mas gradativamente, que é um movimento das mulheres para mudar sua condição dentro da sociedade. Os textos publicitários têm contribuído de forma negativa para que esse movimento avance no sentido de melhoria da condição da mulher, ao incorporar um tipo de representação social que está culturalmente arraigada à sociedade brasileira. A partir desses pressupostos, pretendemos analisar o discurso das campanhas publicitárias brasileiras nas quais a imagem da mulher geralmente aparece descontextualizada da realidade que a cerca. Utilizam-se imagens de mulheres representadas pela futilidade, pela sensualidade, pelo interesse, ou ainda de mulheres carentes ou esposas dedicadas, representando um modo de vida bastante diferente da realidade atual.
Abstract: This article discusses the representation of women in a Brazilian advertising campaign for written mediums. The reflections in this work are structured as a Critical Discourse Analysis (CDA) with contributions from the Theory of Social Representations because we believe that this has contributed to the development of that. We believe that the advertising discourse is biased in order to contribute to the construction of identities and social roles. In this sense, the advertising texts on hygiene and cleaning products are mostly aimed at the female consumer thus perpetuating the notion that domestic work is exclusively performed by women. This fact contradicts what has been happening. In reality, it is going slowly and gradually, which is a movement that women want to change their status within society. The advertising texts have contributed negatively to these advances that move towards improving the status of women by incorporating a type of social representation is culturally rooted in Brazilian society thus causing slower change. Based on these assumptions, we intend to analyze the discourse of Brazilian advertising campaigns in which the image of women usually appears decontextualized from reality that surrounds it. They use images of women represented by futility, sensuality, interest, even needy women or dedicated wives, representing a way of life quite different from the current reality.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.