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Título: Gestão estratégica do varejo e a sintonia com o fornecedor : o caso do pequeno e médio varejo na cidade de Manaus
Autor(es): Bezerra, Gutembergue Rêgo
Orientador(es): Leite, Gilberto Manoel de França
Assunto: Comércio varejista
Gestão estratégica
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 19-Mar-2012
Referência: BEZERRA, Gutembergue Rêgo. Gestão estratégica do varejo e a sintonia com o fornecedor: o caso do pequeno e médio varejo na cidade de Manaus. 2011. 69 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O varejo é um ramo da economia que se caracteriza por atividades de negócios que vendem produtos, bens ou serviços aos consumidores finais, em suas muitas peculiaridades como alta rotatividade e competitividade assim como as margens pequenas e a baixa barreira de entrada. As muitas variáveis econômicas, sociais e demográficas são outras características que influem diretamente no setor. As estratégias mercadológicas nas suas mais variadas vertentes são consideradas de fundamental importância para que muitas empresas de pequeno varejo se sobressaiam no mercado. A visão estratégica de negócios está relacionada com a capacidade de enxergar, ainda que de modo intuitivo, uma imagem de um futuro de sucesso para os negócios. E a adoção de algumas ações estratégicas dentro de setores competitivos conduzem as empresas a lidarem com as surpresas do contexto de incerteza e turbulência, exigindo respostas rápidas, quase imediatas, que quando mal interpretadas, podem implicar em grandes perdas financeiras na fatia de mercado e de oportunidades de novos negócios. O pequeno varejo na cidade de Manaus ainda precisa buscar se adequar as ferramentas de gestão estratégicas para sobreviver no competitivo mercado local e assim aumentar sua margem de rentabilidade. É necessário que os pequenos e médios varejistas estejam dispostos a adotar alternativas para manutenção e crescimento em relação a competitividade mercadológica. Assim, ainda há muito a ser feito com relação à prática da gestão estratégica no varejo de pequeno e médio porte em Manaus, pois muitos varejistas somente consideram as boas margens de lucros, alta rotatividade de vendas e o bom momento do mercado, desconsiderando a importância das ferramentas de gestão estratégica para o aumento das vendas, como treinamentos e capacitação de pessoal para alcançar a excelência no atendimento ao cliente, fidelizando e aumentando seus lucros. Na pesquisa realizada constatamos que a quantidade de empresas de pequeno varejo que adotam algum tipo de estratégia é muito baixo representando apenas 0,3% das pesquisadas, e foi possível identificar que a ocorrência de gestão estratégica se dar principalmente em treinamentos de vendas e atendimento ao cliente. Mediante este fato o grau de aderência da gestão estratégica é inexpressível, por que a maioria dos varejistas consideram desnecessário o investimento em gestão e se justificam pela falta de tempo, de recursos financeiros, espaço físico para treinamento e mesmo desinteresse dos funcionários. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Retail is a branch of economics that is characterized by activities of businesses that sell products, goods or services to final consumers, in its many peculiarities such as high turnover and competitiveness as well as the small margins and low entry barrier. The many economic variables, are other social and demographic characteristics that directly influence the sector. The marketing strategies in its various aspects are considered of fundamental importance for many small retailers to excel in the market. The strategic vision of business is related to the ability to see, albeit intuitively, an image of a successful future for the business. And adopting some strategic actions within competitive industries leading companies to deal with the surprises of the context of uncertainty and turbulence, requiring rapid, almost immediate, when misunderstood, can result in large financial losses in market share and new business opportunities. The small retailers in the city of Manaus still need to get fit strategic management tools to survive in the competitive local market and thus increase their profit margin. It is necessary for small and medium retailers are willing to adopt alternatives to maintain growth and competitiveness in relation to marketing. So there is still much to be done about the practice of strategic management in retail small and medium in Manaus, as many retailers consider only the good profit margins, high turnover of sales and market momentum, disregarding the importance of strategic management tools to increase sales, such as training and personnel training to achieve excellence in customer service, loyalty and increasing profits. In the survey found that the number of small retailers who adopt some kind of strategy is very low accounting for only 0.3% of those surveyed, and it was possible to identify the occurrence of strategic management is mainly to sales training and customer service client. Upon this fact the degree of adherence of strategic management is inexpressible, because most retailers consider unnecessary investment in management and are justified by the lack of time, financial resources, physical space for training of employees and even disinterest.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Univeesidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância. 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3156
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