Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SophiaLauraNunesSilva_tcc.pdf990,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento entre padrões de metadados : um estudo do Dublin Core e do BIBFRAME
Autor(es): Silva, Sophia Laura Nunes
Orientador(es): Arakaki, Felipe Augusto
Assunto: Dublin Core
Bibliotecas digitais
Metadados
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: SILVA, Sophia Laura Nunes. Mapeamento entre padrões de metadados: um estudo do Dublin Core e do BIBFRAME. 2022. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Em vista do grande volume informacional disponível na Web, os padrões de metadados configuram-se como importantes instrumentos na representação e recuperação da informação. O Dublin Core é um padrão caracterizado por sua simplicidade e flexibilidade, criado para descrever uma variedade de recursos informacionais na Web e muito utilizado em bibliotecas e repositórios digitais. O BIBFRAME (Bibliographic Framework), por sua vez, é um padrão emergente desenvolvido para a descrição de recursos informacionais no domínio bibliográfico. Identificar as correspondências existentes entre padrões de metadados é importante para proporcionar a interoperabilidade entre sistemas de informação que utilizam diferentes formatos. Nesse contexto, a questão norteadora do estudo foi: quais são as relações entre os elementos do Dublin Core e do BIBFRAME? Dessa forma, o estudo apresenta como objetivo geral contribuir para a interoperabilidade entre diferentes sistemas que utilizam o Dublin Core e o BIBFRAME. Como objetivos específicos apresentam-se a descrição das características dos padrões de metadados, a análise de seus componentes e, por fim, a identificação das correspondências, utilizando o método crosswalk. Qualifica-se como uma pesquisa descritiva e bibliográfica de caráter qualitativo, sendo utilizada a técnica de documentação para a coleta de dados. Como resultados, foi encontrada correspondência da maior parte das classes e propriedades do padrão Dublin Core para o BIBFRAME (68,2% e 74,5%, respectivamente), e um baixo nível de correspondência das classes e propriedades do BIBFRAME para o Dublin Core (15% e 26,3%). Conclui-se que há aderência do DC para o BIBFRAME, devendo haver pouca perda de dados, diferentemente do inverso. O motivo para tal resultado é a especificidade e a grande quantidade de elementos apresentados pelo BIBFRAME, sendo o Dublin Core, em contrapartida, um padrão com um conjunto genérico de elementos para a descrição de recursos informacionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.