Resumo: | O presente estudo tem como objetivos analisar e descrever os processos de alfabetização desenvolvidos por seis professoras de duas escolas da rede pública do Distrito Federal, sendo uma urbana e a outra rural, a partir da proposta pedagógica do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) trabalhada pelas duas escolas. A alfabetização e o letramento são vistos, aqui, como processos interligados, portanto, caminham juntos. Para alcançar os objetivos deste trabalho, definimos como objetivos específicos: Analisar se as professoras participantes deste estudo levam em consideração a realidade do aluno no processo de alfabetização; Analisar como o BIA tem sido trabalhado nas diferentes realidades em que os alunos estão inseridos; Identificar as concepções de alfabetização, letramento, leitura e escrita das participantes deste estudo; Identificar facilidades e dificuldades que as profissionais de ensino têm para realizar o processo de alfabetização/letramento a partir da proposta pedagógica do BIA; Identificar se os alunos e profissionais têm alcançado os resultados esperados pelo BIA; Discutir como as participantes têm dirigido à sua prática pedagógica para a formação de seus alunos como leitores e escritores competentes. Para fundamentar a análise de dados, buscamos referencial deste estudo com os autores Cagliari (2002), Ferreiro & Teberosky (1991), Freire (2002), Soares (2003) entre outros. Tais autores possibilitaram conhecer a perspectiva da alfabetizar, letrando. Optamos no percurso metodológico, pela abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semi estruturada, a observação participante e análise de dois testes de psicogênese. Os dados analisados mostraram que: a) a proposta do BIA possibilita alcançar objetivos consideráveis em relação à alfabetização e letramento de alunos em séries iniciais, porém é necessária a conscientização dos professores em relação à formação continuada; b) a sua prática do BIA em sala de aula deve considerar a realidade do aluno. Este trabalho de conclusão de curso tem como tema BIA: Experiência de alfabetização/letramento em duas escolas da rede pública do Distrito Federal. Com relação aos resultados da pesquisa, os objetivos foram respondidos com base nas análises dos dados. Observando assim, uma diferenciação entre as práticas educativas da escola urbana e rural, que reflete diretamente na qualidade aprendizagem da criança. _________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study has as objectives the analysis and description of processes of alphabetization developed by six teachers from two public schools of Distrito Federal, one urban and one rural, starting from the pedagogical proposal of Initial Alphabetization Block (BIA), used in both schools. The alphabetization and literacy are seen, here, as connected processes, so, they walk together. In order to achieve the objectives of this work, we have defined, as specifics objectives: Analyze if the participant teachers from this study consider the reality of the student in the process of alphabetization; Analyze how BIA have been used in different realities where the students are inserted; Identify the conceptions of alphabetization, literacy, reading and writing from the participants of this study; Identify the facilities and difficulties that the professionals of teaching have to realize the process of alphabetization/literacy starting form the pedagogical proposal of BIA; Identify if the students and professionals have achieved the results expected from BIA; Discuss how the participants have directed their pedagogical practice for the formation of their students as capable readers and writers. In order to support the data analysis, we have searched referential studying authors as Cagliari (2002), Ferreiro & Teberosky (1991), Freire (2002), Soares (2003) and others. These authors enabled us to know the perspective of alphabetize, literating. We have opted, in the methodological route, for the qualitative approach and we have used as tools for the data collect, the interview semi-structured, the participant observation and the analysis of two psychogenesis tests. The analyzed data shows that: a) The BIA proposal allows the achievement of considerable objectives concerning to alphabetization and literacy of students from the initial grades; b) The practice of BIA in classroom might consider the reality of the student. This end-of-course written paper has as theme the BIA: Alphabetization/literacy experience in two public schools of Distrito Federal. Concerning to the results of the research, the objectives were answered based on the data analysis. Observing, this way, a differentiation between the educative practices of urban and rural schools, which reflects directly in child's learning quality. |