Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3143
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ClaudiaFerreiraCavendish.pdf2,51 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorCavendish, Claudia Ferreira-
dc.identifier.citationCAVENDISH, Claudia Ferreira. Programa BB Educar: reflexões sobre os desafios e perspectivas pedagógicas do período inicial de alfabetização no projeto desenvolvido com funcionários voluntários no ano de 2011. 2011. x, [129] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO tema de pesquisa abordado neste trabalho versa sobre uma reflexão das ações educacionais implementadas no Programa BB Educar, no ano de 2011, a partir do registro de observações, planejamentos, reuniões de trabalho, práxis pedagógica e reflexões sobre a importância e a efetividade desta ação educacional em especial. O tema foi escolhido considerando a educação de jovens e adultos uma possibilidade de contribuição para a superação do analfabetismo no País. O Programa BB Educar, desde a formação dos educadores até o acompanhamento pedagógico, pretende privilegiar o conceito de Educação Popular a partir do qual o sujeito da aprendizagem é participativo e colaborativo, respeita o outro, se constrói e reconstrói na coletividade, favorecendo o movimento de formação continuada: da cidadania, da reflexão sobre a realidade, da ética, do estar no mundo. A observação da realidade é frequentemente contrastada com o referencial teórico de forma que tais referências permitissem a reflexão e a crítica sobre as nuances entre teoria e práxis pedagógica, sendo inevitável a apreensão do problema proposto: em que medida o Programa BB Educar pode se constituir um facilitador da relação entre alfabetizando e alfabetizador? Foram apresentados os planos e os registros das aulas a fim de que seja possível ao leitor o encadeamento dos acontecimentos e a análise crítica e comparativa entre teoria e prática, as implicações positivas e negativas desse processo, dificultadores e facilitadores da práxis pedagógica, comprometimento dos educandos, atingimento ou não do objetivo de aprendizagem. A partir da minha formação acadêmica, proponho-me a descrever, analisar e refletir sobre o processo ensino-aprendizagem observado no referido período de realização do BB Educar na tentativa de acrescentar a ele a vivência e a experiência acumuladas no curso de Pedagogia.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEducação popularen
dc.subject.keywordPlanos de aulaen
dc.subject.keywordEducação - autonomiaen
dc.titlePrograma BB Educar : reflexões sobre os desafios e perspectivas pedagógicas do período inicial de alfabetização no projeto desenvolvido com funcionários voluntários no ano de 2011en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-03-16T14:58:30Z-
dc.date.available2012-03-16T14:58:30Z-
dc.date.issued2012-03-16T14:58:30Z-
dc.date.submitted2011-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3143-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons