Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31434
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuizaRodriguesDoNascimento_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da maturidade dos gestores de micro e pequenas empresas do Distrito Federal a respeito de gestão de riscos
Autor(es): Nascimento, Luiza Rodrigues do
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Gestão de riscos
Micro e pequenas empresas
Risco de crédito
Data de apresentação: 5-Mai-2021
Data de publicação: 26-Jul-2022
Referência: NASCIMENTO, Luiza Rodrigues do. Análise da maturidade dos gestores de micro e pequenas empresas do Distrito Federal a respeito de gestão de riscos. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Propõe-se analisar o nível de maturidade dos gestores de Micro e Pequenas empresas (MPEs) do Distrito Federal acerca de gestão de riscos, com empresas de serviço e comércio. A pesquisa é exploratória e a abordagem é qualitativa, com a aplicação de questionário estruturado para obter a maturidade de 35 gestores, através do Índice de Gestão de Riscos (IGR), adaptado para o cenário dessas empresas. O IGR, proposto e descrito nesse trabalho, é uma das principais contribuições dos “Indicadores de Gestión de Riesgos”, coordenado pelo Instituto de Estudos Ambientais, IDEA, da Universidade Nacional da Colômbia. O índice fornece uma medida quantitativa, com níveis de desempenho de gerenciamento, com base em metas qualitativas predefinidas. O conjunto de requisitos propostos é composto a partir da identificação dos riscos, redução dos riscos, manejo de desastres e governança e proteção financeira. Os dados coletados foram analisados e classificados para estabelecer os maiores níveis de concentração em relação ao nível de maturidade dos gestores. Os resultados indicam que os gestores dos pequenos negócios do estudo têm um nível de maturidade sobre a gestão de riscos entre incipiente, significativo e excelente, porém não marjotariamente o ideal. Constatou-se que, apesar das limitações do trabalho, mesmo em tempos de crise, em que o esperado é que o nível de maturidade sobre gestão de riscos seja o máximo, não é a realidade de MPEs do Distrito Federal.
Abstract: It is proposed to analyze the level of maturity of managers of Micro and Small Enterprises (MSEs) in the Federal District about risk management, with service and commerce companies. The research is exploratory, and the approach is qualitative, with the application of a structured questionnaire to obtain the maturity of 35 managers, through the Risk Management Index (IGR), adapted to the scenario. The IGR, proposed and described in this term paper, is one of the main contributions of the “Indicadores de Gestión de Riesgos”, coordinated by the Institute for Environmental Studies, IDEA, of the National University of Colombia. The index provides a quantitative measure, with performance levels of management, based on predefined qualitative goals. The set of proposed requirements is composed from the identification of risks, risk reduction, disaster management and governance and financial protection. The data collected were analyzed and classified to establish the highest levels of concentration in relation to the level of maturity of managers. The results indicate that the small business managers in the study have a level of maturity about risk management between incipient, significant and excellent, although not ideally. It was found that, despite the limitations of the work, even in times of crisis, when it is expected that the level of maturity of risk management is the maximum, it is not the reality of MSEs in the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.