Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3138
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus de Andrade Santana.pdf244,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Endomarketing : um estudo de caso na agência de um Banco Público da cidade de Paraíso do Tocantins
Autor(es): Santana, Matheus de Andrade
Orientador(es): Santos, Eraldo Ricardo dos
Assunto: Endomarketing
Cultura organizacional
Clima organizacional
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 16-Mar-2012
Referência: SANTANA, Matheus de Andrade. Endomarketing: um estudo de caso na agência de um Banco Público da cidade de Paraíso do Tocantins. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar as ações e ferramentas de endomarketing utilizadas na agência de um banco público na cidade de Paraíso do Tocantins, utilizando os conceitos de endomarketing para melhorar o seu desempenho e atingir seus objetivos organizacionais, além de avaliar os meios de comunicação, as lideranças, o clima organizacional na agência e a motivação e comprometimento dos funcionários. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica procura contextualizar o tema endomarketing e assuntos correlatos tais como: comunicação, motivação e satisfação no trabalho, liderança, cultura e clima organizacional. O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva que utiliza as formas de estudo de caso e pesquisa documental. Após a entrevista com os funcionários, os dados foram tabulados e criticados. Os resultados apontam que os conceitos de endomarketing são praticados na Agência Paraíso. A pesquisa de satisfação com relação aos meios de comunicação revelou-se de modo geral que os funcionários estão satisfeitos com a funcionalidade e usabilidade das ferramentas, embora alguns meios de comunicação precisem ser revistos de modo a corrigir desvios. Com relação à motivação revelou-se de modo geral que os funcionários estão motivados e comprometidos com as metas e objetivos da agência. Em relação ao treinamento, revelou-se que os funcionários se utilizam com maior freqüência de cursos na modalidade auto-instrucional para aprimoramento, porém a pesquisa constatou que o tempo disponibilizado semanalmente para treinamento é insatisfatório. A pesquisa de clima organizacional seguiu a mesma tendência da pesquisa de motivação, ao revelar que a agência apresenta um clima organizacional satisfatório, com administração participativa e lideranças abertas ao diálogo. Como oportunidades de melhoria do desempenho o trabalho recomenda: a disponibilização de um ambiente adequado para o estudo de cursos auto-instrucionais em agência; a correção nos desvios apresentados em alguns meios de comunicação como a central de atendimento e o aplicativo resolve. Melhor aproveitamento da TV institucional e melhor divulgação da disponibilidade e importância do uso do email coorporativo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração. Curso de graduação em Administração à distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3138
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons