Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31376
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LuisaAlvesDeSouzaDiniz_tcc.pdf6,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A lagoa de detenção do Guará : estudo das vazões e qualidade da água afluentes e efluentes
Autor(es): Diniz, Luísa Alves de Sousa
Orientador(es): Lopes, Letícia Leite de França
Assunto: Vazão de água
Drenagem urbana
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 13-Jul-2022
Referência: DINIZ, Luísa Alves de Sousa. A lagoa de detenção do Guará: estudo das vazões e qualidade da água afluentes e efluentes. 2020. 102 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A crescente urbanização altera as condições de uso e ocupação do solo, de modo que a cobertura vegetal é substituída progressivamente pelas estruturas urbanas impermeáveis. Diante disso, o escoamento superficial aumenta à medida que a impermeabilização do solo cresce, o que provoca a transferência do volume escoado para jusante. Nesse cenário surge a necessidade de um sistema de drenagem urbana com um manejo sustentável com o objetivo de evitar as inundações urbanas. Assim, as técnicas compensatórias se apresentam focando no controle do escoamento superficial por meio da diminuição dos picos de vazão e aumento da infiltração das águas pluviais. Dentre essas técnicas destacam-se as bacias de detenção, que têm como objetivo reduzir os danos das cheias à jusante, por meio da diminuição do pico de vazão, além de melhorar a qualidade da água pluvial pela diluição e retenção de parte das cargas de poluição. Neste trabalho o objetivo foi de avaliar o funcionamento da lagoa de detenção do Guará II, localizada na Região Administrativa do Guará –DF, por meio da análise quantitativa e qualitativa das vazões afluentes e efluentes, utilizando levantamentos experimental hidrológico e de qualidade de água e modelagem computacional com o modelo SWMM. Para isso, foram feitos monitoramentos da quantidade e qualidade das águas na entrada e na saída da lagoa, além de simulações em duas dimensões para o estudo do fluxo dentro da lagoa de detenção. Foram obtidos dados de precipitação na área de contribuição, de nível da água na entrada da lagoa, além da coleta de 262 amostras, as quais foram analisadas quanto à: condutividade elétrica, turbidez e sólidos (totais, suspensos e dissolvidos) para a verificação da qualidade do efluente pluvial e investigação de ocorrência de first flush. Os dados de qualidade foram analisados com hidrogramas e polutogramas com o intuito de avaliara relação entre as ondas de cheia e os sedimentos carreados pelo escoamento superficial. Os resultados indicaram valores significativos de sedimentos dissolvidos e suspensos na entrada da bacia, e constatou-se a ocorrência de first flush na maioria dos eventos. Quanto à modelagem 2D,os resultados permitiram a identificação do fluxo da água dentro da lagoa e foram modelados cenários com obstruções introduzidas com o objetivo de diminuir a ocorrência dos caminhos preferenciais, identifica dos visualmente em campo. Entretanto, o modelo se mostrou, conforme identificado em trabalhos anteriores, que as dimensões da lagoa são superestimadas com relação ao amortecimento das cheias, o que aponta para a possibilidade de melhorar o aproveitamento do espaço da lagoa promovendo melhorias na qualidade da água.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.