Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31368
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_OmayraDaCostaCavalcante_tcc.pdf300,82 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Adriana da Silva Ramos de-
dc.contributor.authorCavalcante, Omayra da Costa-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Omayra da Costa. O estágio supervisionado e a oportunidade da prática acadêmica em pedagogia hospitalar : um semestre de vivência no Hospital da criança de Brasília José Alencar. 2022. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Pedagogia Hospitalar representa a garantia à continuidade da educação, mesmo que em um ambiente diferente do tradicional e em circunstâncias de tratamento de saúde, conforme garantia do Ministério da Educação (BRASIL, 1994). Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), discuti a trajetória dos acadêmicos do Curso de Pedagogia que passaram pela experiência de cursar a disciplina Introdução à Classe Hospitalar e pelo estágio supervisionado em Pedagogia Hospitalar, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), bem como analisa a importância do pedagogo enquanto profissional inserido nesse contexto hospitalar. Para isso, o trabalho foi realizado por intermédio da pesquisa de bibliográfica com relatos de experiências vivenciadas no estágio supervisionado no HCB. Por meio da pesquisa, ficou notório o quão multidisciplinar é o trabalho desenvolvido pelo pedagogo. Conclui-se que vivenciar o estágio e a experiência de ser um pedagogo em formação inserido no contexto hospitalar foi capaz de dar sentido à importância do lúdico nos mais diversos ambientes – principalmente nas brinquedotecas, nas classes hospitalares. Sendo essas oportunidades importantes para capacitar os futuros profissionais para a prática dos ensinamentos obtidos durante a graduação, quando utilizados diretamente nas intervenções pedagógicas no hospital.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordEstágios supervisionadospt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.titleO estágio supervisionado e a oportunidade da prática acadêmica em pedagogia hospitalar : um semestre de vivência no Hospital da criança de Brasília José Alencarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T12:20:43Z-
dc.date.available2022-07-08T12:20:43Z-
dc.date.submitted2022-05-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31368-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Hospital Pedagogy represents the guarantee to the continuity of the education, even if in a different environment from the traditional one and in circumstances of health treatment, as guarantee of the Ministry of Education (BRASIL, 1994). This Course Conclusion Work (TCC), discusses the trajectory of the scholars of the Pedagogy Course who went through the experience of attending the discipline Introduction to Hospital Class and the supervised internship in Hospital Pedagogy, in the Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), as well as analyzes the importance of the pedagogue as a professional inserted in this hospital context. For this, the work was accomplished through bibliographical research with reports of experiences lived in the supervised internship at the HCB. Through the research, it became clear how multidisciplinary is the work developed by the pedagogue. It is concluded that living the internship and the experience of being a pedagogue in training inserted in the hospital context was able to make sense of the importance of play in the most diverse environments - especially in the playrooms, in hospital classes. These opportunities are important to enable future professionals to practice the teachings obtained during graduation, when used directly in pedagogical interventions in the hospital.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.