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Título: Análise da fluência verbal semântica em idosos com alta escolaridade
Outros títulos: Analysis of semantic verbal fluency in older adults with high education
Autor(es): Pinheiro, Emanuelle Mirlley Lima
Brincker, Letícia
Orientador(es): Satler, Corina Elizabeth
Coorientador(es): Cera, Maysa Luchesi
Assunto: Idosos
Cognição
Envelhecimento
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 7-Jul-2022
Referência: PINHEIRO, Emanuelle Mirlley Lima; BRINKER, Letícia. Análise da fluência verbal semântica em idosos com alta escolaridade. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Objetivo: analisar o desempenho de idosos saudáveis com alta escolaridade no teste de Fluência Verbal Semântica nas categorias ‘animais’ e ‘frutas’. Método: Participaram do estudo 31 idosos, (>60 anos), com oito anos ou mais de escolaridade procedentes do Distrito Federal. Todos realizaram o teste em ambas categorias. Foram analisados: total de palavras, cluster, switching, intersecção, retorno e tempo de teste. Os erros considerados foram: intrusão, repetição, repetição contínua/perseveração, parafasia e derivação atendendo às variáveis demográficas como gênero e escolaridade alta para 8 a 16 anos de estudo e muito alta para 17 a 25 anos. Resultados: Participantes com escolaridade muito alta obtiveram melhor desempenho em ambas as categorias, com maior número total de palavras evocadas para a categoria animais e maior quantidade de switchings(p<0,05) na categoria frutas. Quanto ao sexo, homens obtiveram melhor desempenho na categoria animais commaior número total de palavras evocadas e nos diferentes blocos de tempo (p<0,05). Já as mulheres realizaram maior quantidade de cluster na subcategoria clima do fruto (p<0,05). Conclusão: O desempenho de idosos saudáveis com alta escolaridade é influenciado por variáveis demográficas como anos de estudo e sexo, sugerindo que quanto maior os anos de escolaridades é esperada uma melhor performance em ambas as categorias estudadas.
Abstract: Objective: to analyze the performance of healthy elderly people with a high level of education in the Semantic Verbal Fluency test in the categories 'animals' and 'fruits' based on the analysis of schooling and sex. Method: The study included 31 elderly people (> 60 years old), with eight years or more of education from the Federal District. All performed the test in both categories. Were analyzed: total words, cluster, switching, intersection, return and test time. The errors considered were: intrusion, repetition, continuous repetition / perseveration, paraphasia and derivation taking into account demographic variables such as gender and education: high for 8 to 16 years of study and very high for 17 to 25 years. Results: Participants with very high schooling had better performance in both categories, with a greater total number of words evoked for the animals category and a greater number of switchings (p <0.05) in the fruits category. As for sex, men had better performance in the category animals with the highest total number of evoked words and in the different blocks of time (p <0.05). Women, on the other hand, performed more clusters in the fruit climate subcategory (p <0.05). Conclusion: The performance of healthy older adults witha high level of education is influenced by demographic variables such as years of schooling and sex, suggesting that the higher the years of schooling, the better performance in both studied categories will be expected.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.
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