Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lacé, Andréia Mello | - |
dc.contributor.author | Conceição, Heloísa Pereira da | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Heloísa Pereira da. A pedagogia além do ambiente escolar : uma análise sobre seu principal objeto de estudo e as áreas de atuação do pedagogo. 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como temática a análise do objeto de estudo da Pedagogia e as áreas de
atuação do pedagogo. A Pedagogia tem como objeto principal de estudo a educação, que
possui como finalidade o desenvolvimento do indivíduo em sua integralidade e em todos os
âmbitos de sua vida, pessoal, social e até mesmo profissional, dessa forma, ela tem um papel
primordial na formação do educando, não devendo limitar sua prática à escola. O curso de
Pedagogia se consolidou após a proposta de modelo de formação instituída pela reforma
educacional em 1990, tendo a docência como base, caracterizando então o perfil do
Pedagogo. A partir do momento em que a educação foi compreendida como um instrumento
de luta e desenvolvimento humano, foi necessário o conhecimento de que a prática educativa
ultrapassava os muros da escola, sendo entendida como uma prática humana e social. O
estudo de abordagem qualitativa apoiou-se na pesquisa bibliográfica. O fundamento teórico
utilizado foi Libâneo (2002), Caliman (2007), Farfus (2012), Holtz (2000), dentre outros
autores, além de documentos normativos relativos ao tema em análise. Os resultados
apontaram que a prática educativa acontece em ambientes variados e a partir disso é feita a
caracterização do perfil do Pedagogo. Sendo ele, o profissional responsável pela organização
e sistematização dos conteúdos, seu perfil profissional foi definido com base nos períodos
históricos que a sociedade estava vivendo e a necessidade do profissional da educação em
ambientes diversificados além da escola como hospitais, empresas, espaços socioeducativos e
outros. Por isso, todo educador deve ter a devida compreensão do que de fato se caracteriza a
educação e qual a sua dimensão, de modo a proporcionar uma efetiva formação e
desenvolvimento dos sujeitos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.title | A pedagogia além do ambiente escolar : uma análise sobre seu principal objeto de estudo e as áreas de atuação do pedagogo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T15:10:03Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T15:10:03Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31322 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article has as its theme the analysis of the object of study of Pedagogy and the areas of
activity of the pedagogue. Pedagogy's main object of study is education, which has as its
purpose the development of the individual in his entirety and in all areas of his life, personal,
social and even professional, in this way, it has a primordial role in the formation of the
educating, and should not limit their practice to school. The Pedagogy course was
consolidated after the proposal of a training model instituted by the educational reform in
1990, having teaching as a base, characterizing the profile of the Pedagogue. From the
moment that education was understood as an instrument of struggle and human development,
it was necessary to know that the educational practice went beyond the walls of the school,
being understood as a human and social practice. The qualitative approach study was
supported by bibliographic research. The theoretical foundation used was Libâneo (2002),
Caliman (2007), Farfus (2012), Holtz (2000), among other authors, in addition to normative
documents related to the topic under analysis. The results showed that the educational practice
takes place in different environments and from that, the characterization of the Pedagogue's
profile is made. As he is the professional responsible for organizing and systematizing the
contents, his professional profile was defined based on the historical periods that society was
experiencing and the need for the education professional in diverse environments beyond the
school, such as hospitals, companies, socio-educational spaces and others. . Therefore, every
educator must have a proper understanding of what education is actually characterized and
what is its dimension, in order to provide an effective formation and development of the
subjects.. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|