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Título: Fatores escolares associados a saúde mental de estudantes do ensino médio
Autor(es): Nascimento, Érika Victória Teixeira do
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Ensino médio - Distrito Federal
Ensino médio - estudantes
Saúde mental
Adolescentes - saúde mental
Políticas públicas - saúde
Políticas públicas educacionais
Data de apresentação: 11-Mai-2022
Data de publicação: 4-Jul-2022
Referência: TEIXEIRA, Érika Victória Teixeira do. Fatores escolares associados a saúde mental de estudantes do ensino médio. 2022. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho objetivou identificar fatores escolares associados a saúde mental dos estudantes do ensino médio, caracterizando o ensino médio no Brasil e as questões relacionadas a saúde mental dos estudantes desta etapa da educação básica. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e se baseou em estudos de fontes primárias (AVANCI, ET AL, 2007, PINTO ET AL, 2014) e secundárias. E para estudo sobre o Ensino médio apoiou-se principalmente nas produções Krawczick (2011) e Pinto (2002). Por fim trouxe o levantamento de produções cientificas que apontam para a realidade da saúde mental dos estudantes, baseando-se na sintomatologia para observação da prevalência dos fatores que influenciam na saúde mental deles. Foi observado como fatores de prevalência elementos como ser do sexo feminino, trabalhar e ter um bom relacionamento com a família sendo diferenciais para a saúde mental dos estudantes. E fatores escolares como bullying, má preparação do corpo escolar, vestibulares e avaliações e pressões como relevantes na saúde mental dos estudantes do ensino médio. A proposta deste trabalho não é mostrar as deficiências do ensino médio na implantação de programas de saúde mental nas escolas, mas prestar conhecimento sobre o assunto que é vivido diariamente em sala de aula e impacta no desenvolvimento dos estudantes podendo ser determinantes no sucesso escolar, afirmando a necessidade de políticas públicas e programas escolares voltados a saúde mental dos estudantes do ensino médio.
Abstract: The present study aimed to identify school factors associated with the mental health of high school students, characterizing high school in Brazil and issues related to the mental health of students at this stage of basic education. The research had a qualitative approach and was based on studies of primary (AVANCI, ET AL, 2007, PINTO ET AL, 2014) and secondary sources. And for the study of High School, it was mainly supported by the productions Krawczick (2011) and Pinto (2002). Finally, it brought the survey of scientific productions that point to the reality of the mental health of students, based on the symptomatology to observe the prevalence of factors that influence their mental health. Elements such as being female, working and having a good relationship with the family were observed as factors of prevalence, being differentials for the mental health of students. And school factors such as bullying, poor preparation of the school body, entrance exams and evaluations and pressures as relevant in the mental health of high school students. The purpose of this work is not to show the deficiencies of high school in the implementation of mental health programs in schools, but to provide knowledge about the subject that is lived daily in the classroom and impacts the development of students and can be decisive in school success, stating the need for public policies and school programs aimed at the mental health of high school students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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