Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31313
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaCarolinaSegundoSoares_tcc.pdf984,95 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorSoares, Ana Carolina Segundo-
dc.identifier.citationSOARES, Ana Carolina Segundo. Professoras negras: narrativas e reflexões sobre a identidade docente. 2022. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022..pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investigou, por meio de estudo de narrativas (auto)biográficas, a trajetória educacional de professoras negras que atuaram em instituições de ensino do Distrito Federal, com foco em como as experiências pessoais de cada uma constituiu e continua a constituir sua identidade docente. O interesse principal desta pesquisa está em conhecer como ocorre a construção da identidade docente dessas mulheres que passam também pelo processo de construção de uma identidade étnico-racial em uma sociedade com fortes elementos racistas e sexistas. A fundamentação teórica explora o tema da identidade profissional e racial de mulheres negras e a sua atuação no contexto educacional brasileiro. Faz-se uma contextualização histórica e análise dos marcos legais que abordam as questões raciais, o conceito de raça, entre outras informações que revelam a complexidade e a relevância temática. A metodologia teve como abordagem a pesquisa narrativa. As narrativas (auto)biográfica foram construídas por meio de um texto memorial escrito pelas participantes da pesquisa e por meio de entrevistas semiestruturadas. Foi desenvolvido um método de análise com base na abordagem da pesquisa narrativa proposta por Fritz Schütze. Participaram da pesquisa duas professoras atuantes na educação básica. Os procedimentos empíricos foram realizados remotamente com o uso das tecnologias digitais de comunicação social. A análise das narrativas deu-se mediante eixos temáticos, os quais evidenciaram-se eventos significativos de discriminação racial no percurso educacional vivenciados enquanto estudantes e profissionais negras. A discussão destaca que o silenciamento sobre questões de raça, que ocorre nos espaços políticos, sociais e nas instituições escolares contribuem para uma violência que coloca o corpo negro e de outros racializados em um lugar de inferioridade, impedindo que esses exponham a riqueza de suas vivências, saberes e habilidades. Com isso, indaga-se que a abordagem pedagógica voltada para o antirracismo se faz a cada dia mais necessária na educação brasileira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordIdentidade racialpt_BR
dc.subject.keywordNegros - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMulheres - educaçãopt_BR
dc.titleProfessoras negras : narrativas e reflexões sobre a identidade docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-02T17:19:33Z-
dc.date.available2022-07-02T17:19:33Z-
dc.date.submitted2022-05-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31313-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The currentwork comprises astudy of (auto)biographical narrativesaboutthe educational trajectory of black teachers who worked in educational institutions in the Federal District. It focuses on how the personal experiences of each constituted and continues to constitute their teaching identity. The main interest of this research is to know how the construction of the teaching identity of these women occurs, who also go through the process of building an ethnic-racial identity in a society with strong racist and sexist elements. The theoretical foundation explores the theme of professional and racial identity of black women and their performance in the Brazilian educational context. There is a historical contextualization and analysis of legal frameworks that address racial issues, the concept of race, among other information that reveals the complexity andthematic relevance. The methodology was based on narrative research. The (auto)biographical narratives were constructed through a memorial text written by the research participants and through semi-structured interviews. An analysis method was developed based on the narrative research approach proposed by Fritz Schütze. Two teachers working in basic education participated in the research. The empirical procedures were carried out remotely using digital social communication technologies. The analysis of thenarratives took place through thematic axes, which evidenced significant events of racial discrimination in the educational path experienced as black students and professionals. The discussion highlights that the silencing of race issues, which occurs in political and social spaces and in school institutions, contributes to a violence that places the black body and other racialized bodies in a place of inferiority, preventingthem from exposing the richness of their experiences, knowledge and skills. Finally, it claims that there apedagogical approach focused on anti-racism is becoming more necessary in Brazilian education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.