Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leandro Pereira de Oliveira.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A eficácia do índice de força relativa no mercado de capitais brasileiro em 2010
Autor(es): Oliveira, Leandro Pereira de
Orientador(es): Almeida, Riezo Silva
Assunto: Mercado de capitais
Investimentos
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 16-Mar-2012
Referência: OLIVEIRA, Leandro Pereira de. A eficácia do índice de força relativa no mercado de capitais brasileiro em 2010. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo desvendar a real eficácia de uma ferramenta de análise técnica, muito utilizada no mercado de capitais brasileiro, denominada de Índice de Força Relativa, tal ferramenta foi elaborada por Wilder Jr (1978), na década de 70 e desde então ganhou bastante popularidade, o seu cálculo é bastante simples o que explica em parte sua ampla utilização, a questão central é se o investidor pode confiar suas economias em uma ferramenta que desafia os métodos tradicionais de análise de investimento. Utilizou-se então no emprego da pesquisa uma metodologia de pesquisa aplicada com abordagem quantitativa, através da coleta dos dados de 10 ações do Índice Ibovespa no ano de 2010, de posse dos dados foram criadas tabelas com os possíveis resultados advindos da utilização da ferramenta versus a utilização da estratégia tradicional de investimento de comprar e manter. Os resultados desta pesquisa revelaram que no ano de 2010, o Índice de força relativa mostrou eficaz e com percentuais de ganhos muito acima da estratégia Buy and Hold. A análise dos resultados demonstra que a ferramenta funciona com maiores efeitos em ações que mantém seus preços estáveis e pouco voláteis, devido justamente seu cálculo ser resultado da utilização de médias de preços. A utilização da ferramenta funcionou com dados passados, mas a mesma não dá ao seu usuário o poder de prever com exatidão o desempenho de uma ação em um período futuro, por isso a recomendação deste trabalho é que o investidor pondere todas as variáveis de um possível investimento e não só a utilização de uma única ferramenta.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons