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Título: Participação infantil : as relações das crianças com docentes nas creches e pré-escolas
Autor(es): Araújo, Larissa Silva de
Orientador(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Assunto: Educação infantil
Crianças - adaptação psicológica à creche
Pedagogos - prática profissional
Creches
Data de apresentação: 16-Ago-2021
Data de publicação: 29-Jun-2022
Referência: ARAÚJO, Larissa Silva de. Participação infantil : as relações das crianças com docentes nas creches e pré-escolas. 2021. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A participação infantil é um direito das crianças assegurado pela legislação, assim como também é uma das formas de ação das crianças em creches e pré-escolas, na qual deve acontecer negociações entre adultos e crianças, a fim de que se possa conhecer e considerar seus desejos e pontos de vista, trazendo visibilidade para as crianças na educação infantil. Este trabalho de cunho qualitativo tem como objetivo geral a análise de perspectivas dos professores de creches e pré-escolas sobre a participação infantil. Compreendendo assim como é a relação das crianças com docentes e de que forma essa dinâmica interfere na participação das crianças. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário online divulgado em diversas redes sociais para alcance em várias regiões do Brasil. Conclui-se que os professores precisam de formação continuada para melhor compreender as infâncias e as crianças, com o intuito de desconstruir a visão adultocêntrica e considerar as crianças como ativas no processo pedagógico. Também se torna crucial, que os educadores sejam valorizados em creches e pré-escolas de forma a possuir autonomia para modificar as rotinas, evitando ações rígidas e mecânicas, o que tem dificultado a participação das crianças. Pontua-se ainda que as crianças precisam ser mais ouvidas nas instituições, de forma que suas perspectivas sejam consideradas nas tomadas de decisões no cotidiano da educação infantil.
Abstract: Child participation is a right of children guaranteed by legislation, as well as being one of the forms of action of children in day care centers and preschools, in which negotiations must take place between adults and children, so that they can get to know and consider their children. Desires and points of view, bringing visibility to children in early childhood education. This qualitative work has as its general objective the analysis of the perspectives of daycare and preschool teachers on child participation. Thus, understanding how the relationship between children and teachers is and how this dynamic interferes with children's participation. As a data collection instrument, an online questionnaire published on various social networks was used to reach various regions of Brazil. It is concluded that teachers need continuing education to better understand childhoods and children, in order to deconstruct the adult-centric view and consider children as active in the pedagogical process. It is also crucial that educators are valued in day care centers and preschools in order to have the autonomy to change routines, avoiding rigid and mechanical actions, which have hindered children's participation. It is also pointed out that children need to be heard more in institutions, so that their perspectives are considered in decision-making in the daily life of early childhood education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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