Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31251
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SheilaSalesMassuda_tcc.pdf381,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de aprendizagem autônoma de ideogramas da língua japonesa
Autor(es): Massuda, Sheila Sales
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Kanji (Ideogramas)
Data de apresentação: 13-Mai-2021
Data de publicação: 28-Jun-2022
Referência: MASSUDA, Sheila Sales. Estratégias de aprendizagem autônoma de ideogramas da língua japonesa. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir os conceitos de autonomia e estratégias de aprendizagem de ideograma (kanji,漢字) da língua japonesa e a relação entre eles. Para isso buscou-se entender melhor o que são estratégias de aprendizagem autônoma de ideogramas da língua japonesa através de: uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de autonomia e estratégias de aprendizagem de língua; ao discutir e comparar as categorias de estratégias Strategy Inventory for Learning Languages (SILL; Oxford, 1990; em tradução livre: Inventário de estratégias para aprendizado de línguas) e Strategy Inventory for Learning Kanji ((SILK; Bourke, 1996; em tradução livre: Inventário de estratégias para aprendizado de kanji); e ao relacionar os conceitos de estratégias de aprendizagem de kanji e autonomia. O estudo começa explicando que são ideogramas, sua história, classificação e as implicações no aprendizado da língua japonesa. Em seguida, foram apresentadas definições de estratégias de aprendizagem assim como as classificações mais utilizadas para estudo de língua estrangeira e kanji. Com relação a autonomia foram comparados conceitos e discutida sua relevância para o estudo. Também foi feita uma comparação entre o sistemas SILL e SILK discutindo suas semelhanças e diferenças. Para relacionar as estratégias de aprendizagem de kanji e a autonomia foram analisados estudos sobre as estratégias autorreguladoras de aprendizagem e avaliada sua aplicabilidade para o estudo autônomo de kanji. Conclusões do estudo: as estratégias de aprendizado de língua estrangeira são processos/pensamentos/ações, complexos e flexíveis, selecionados e utilizados por aprendizes para alcançar o objetivo de aprender; a autonomia passa para o aluno a responsabilidade e a autoridade sobre o seu aprendizado; o SILL é mais abrangente que o SILK, mas a maior parte das categorias é similar; o domínio das estratégias de aprendizagem é essencial para a autonomia do aluno.
Abstract: This study's goal is to discuss the concepts of autonomy and kanji learning strategies in the Japanese language and the relationship between then. To achieve that it was aimed to understand what are autonomous learning strategies for Japanese language ideograms using: a bibliographic review on the concepts of autonomy and learning strategies; discussing and comparing the category systems Strategy Inventory for Learning Languages (SILL Oxford, 1990) e Strategy Inventory for Learning Kanji (SILK Bourke, 1996); and relating the concepts of kanji learning strategy and autonomy. The study begins with an explanation of what is an ideogram, their history, classifications and implications in Japanese language study. Afterwards were presented the definitions of learning strategies and the most used classifications used on foreign language learning and kanji learning. In relation to autonomy the concepts were compared and also discussed it’s relevance for this study. Then the SILL and SILK Inventories were compared, discussing similarities and differences between then. To relate kanji learning strategies and autonomy, studies about self-regulated learning strategies were analyzed and their applicability was rated to autonomous kanji study. Study’s conclusions: foreign language learning strategies are processes/thoughts/actions, complex and flexible, selected and used by learners to achieve learning goals; the autonomy passes the learning responsibility and authority to the student; SILL is broader than SILK but most categories are similar; to domain learning strategies is essential to learners’ autonomy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.