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Título: O Projeto Educação Integral e Inclusão social no contexto da educação integral e escola de tempo integral : estudo de caso
Outros títulos: Education and Social Inclusion Project Comprehensive Education and full-time school programs : a case study
Autor(es): Lima, Bárbara Paula Mota de
Orientador(es): Ribeiro, Álvaro Sebastião Teixeira
Assunto: Educação integral
População de baixa renda
Inclusão social
Data de apresentação: 1-Dez-2011
Data de publicação: 15-Mar-2012
Referência: LIMA, Bárbara Paula Mota de. O Projeto Educação Integral e Inclusão social no contexto da educação integral e escola de tempo integral: estudo de caso. 2011. 89 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este presente trabalho é o desfecho de conclusão do Curso de Pedagogia. O Projeto Educação Integral e Inclusão Social no contexto da educação integral e escola de tempo integral: Estudo de caso é o melhor título para trabalhar em uma das perspectivas da educação integral após experiência no Projeto Educação Integral e Inclusão Social, na disciplina de Projeto IV. A relevância do tema está pautada no fato de a educação ser necessidade básica humana, garantida por lei em diversos documentos legais. O trabalho é resultado de um estudo de caso realizado no Recanto das Emas, no ano de 2010, quando houve a oportunidade de conhecer a realidade social de crianças de baixa renda diante do processo educativo. Tem por objetivos gerais além de divulgar a experiência da UnB em parceria com o Ministério da Educação, analisar o trabalho desenvolvido pelo Projeto Educação Integral e Inclusão Social, sob a perspectiva integral e integradora; e como objetivos específicos: divulgar o referido projeto, delimitando sua importância e atribuições; considerar a educação integral e/ou escola de tempo integral como possibilidade de reconstrução. Com isso, a metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e a análise de dados baseou-se em observações, aplicação e relatório das oficinas. E a partir da análise dos dados e da conclusão deste, foi possível acrescentar à formação profissional, como educadora e agente transformadora, capaz de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This present work is a completed School of Education. The Comprehensive Education and Social Inclusion Project in the context of comprehensive education and full-time school programs: A case study, is the best method to work on one of the perspectives of education after experience in the Integral Education and Social Inclusion Project, the discipline of Project IV. The justification for performing this study is based on the fact that education is basic human need, guaranteed by law in various legal documents. This study is the result of a case study in Recanto das Emas, in 2010, when there was an opportunity to study the social reality of low-income children on the educational process. The general objectives were, in addition to publishing the work of Brasilia‟s University in partnership with the Ministry of Education – MEC, to analyze the work of the Integral Education and Social Inclusion Project, under a complete and total perspective, and with the following objectives: to publish the project, highlighting its importance and functions; consider how the entire education and/or full-time school can be reconstructed. Thus, the research methodology qualitative and data analysis was based on observations, application and reporting workshops. And from the conclusions of the data analysis, it was possible to add professional training as an educator and agent of transformation, able to contribute to the formation of critical and aware citizens.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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