Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31237
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PedroHenriquePiresEgler_tcc.pdf2,5 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNóbrega, Germana Menezes da-
dc.contributor.authorEgler, Pedro Henrique Pires-
dc.identifier.citationEGLER, Pedro Henrique Pires. Agregando a aprendizagem informal à formal: badges digitais para participação discente nas conversas em rede social descentralizada sobre disciplinas. 2021. xi, 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, as dinâmicas de aprendizagem informal são definidas e estratégias para estímulo e gerenciamento das mesmas são discutidas, sendo apresentado por fim um protótipo para captura de momentos sociais de aprendizagem informal por meio da técnica de gamificação de entrega de medalhas, também conhecidas como badges, a ser aplicado a um ambiente de aprendizagem na forma de uma rede social descentralizada. O projeto foi desenhado em concordância com práticas estabelecidas, tendo sua modelagem detalhada no documento, e testado internamente para verificação de seu funcionamento. Por fim, projetos de melhorias de suas funcionalidades são apresentados para expansão de seu universo de aplicações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem informalpt_BR
dc.subject.keywordRedes sociaispt_BR
dc.titleAgregando a aprendizagem informal à formal : badges digitais para participação discente nas conversas em rede social descentralizada sobre disciplinas.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-27T22:36:36Z-
dc.date.available2022-06-27T22:36:36Z-
dc.date.submitted2021-11-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31237-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In this work, the dynamics of non-formal learning are defined and strategies for incentivizing and managing them are discussed, with a prototype of a program aimed at capturing social moments of informal learning through the gamification technique of badge assertions,to be applied to a learning environment consisting of a decentralized social network, being presented at the end. The project was designed in agreement to established practices, having its design and modeling detailed in the document, and was tested internally for verification of its proper functioning. Lastly, projects for expanding its features are presented to broaden its universe of applications.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.