Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3123
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_BarbaraMenezesdeMedeiros.pdf500,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O infantil na psicanálise : implicações na formação de professores e alunos
Autor(es): Medeiros, Bárbara Menezes de
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Psicanálise e educação
Sexualidade infantil
Desenho infantil
Educação de crianças
Data de apresentação: 8-Dez-2011
Data de publicação: 15-Mar-2012
Referência: MEDEIROS, Bárbara Menezes de. O infantil na psicanálise: implicações na formação de professores e alunos. 2011. 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho foi realizado com base no Projeto 4 (Estágio Supervisionado) e com o curso realizado no primeiro semestre de 2011 em uma escola pública do DF: “O lugar do infantil na formação de professores e alunos das séries iniciais’’. Foi dividido em três partes, sendo a primeira o Memorial Educativo, a segunda parte a Fundamentação Teórica, os objetivos do trabalho, a metodologia, a análise dos dados e as Considerações Finais, a terceira parte é constituída das Perspectivas Futuras. Na centralidade do projeto e pesquisa realizada, buscou-se compreender e analisar o lugar do infantil na história de vida dos professores e alunos, utilizando os saberes advindos do aporte psicanalítico. Neste sentido, através da abordagem psicanalítica e do curso de extensão para os professores (inscrição voluntária e gratuita), foram pensadas diversas atividades tanto para os docentes quanto alunos. Dentre as mais interessantes, certamente, configuram-se os desenhos através dos quais compreendemos que aspectos inconscientes das crianças comparecem, ressaltando-se questões como sexualidade infantil. Os desenhos das crianças são reveladores de aspectos inconscientes e podem auxiliar os professores a conhecer um pouco mais de seus alunos, quando este (re)conhecimento for desprendido de preconceitos e paradigmas. Assim, dentre as atividades solicitadas aos professores, neste trabalho, o recorte para estudo e interpretações centrou-se na análise do filme em que a questão da sexualidade infantil na trama cinematográfica envolve a criança-aluno, pais , professores e ambiente social provocando análises preciosas. Como conclusão final, podemos considerar que o saber da psicanálise não oferece garantias para ser bom professor, pois o limite da educação por ela revelado reside no fato de que não se submete o inconsciente, não há modelos do “bem fazer” na prática pedagógica, mas pensamos que possa contribuir para que a educação seja repensada, partindo da verdade de si mesmo, do lugar do infantil na constituição do sujeito- professor e sujeito-aluno. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work was carried out based on the Project 4 (Supervised) and the course held in the first half of 2011 in a public school in DF: "The place of children in the training of teachers and students in early grades.'' It was divided into three parts, the first Memorial Education, the second part of the theoretical, the work objectives, methodology, data analysis and the final considerations, the third part consists of the Future Prospects. The centrality of design and research, we sought to understand and analyze the place of children in the life story of teachers and students, using the knowledge coming from the psychoanalytic contribution. In this sense, through the psychoanalytic approach and the extension course for teachers (and free voluntary registration), several activities were designed for both teachers and students. Among the most interesting, certainly, the drawings are configured through which we understand that the unconscious aspects of the children attend, highlighting issues such as childhood sexuality. Children's drawings are revealing aspects of unconscious and can help teachers learn more of their students, when it (re) cognition is detached from prejudices and paradigms. Thus, among the activities required of teachers in this work, the clipping to study and interpretations focused on the analysis of the film in which the issue of child sexuality in the film plot involves children and students, parents, teachers and social environment causing precious analysis . As a final conclusion, we consider that knowledge of psychoanalysis makes no warranties to be good teacher, since the limits of education revealed it lies in the fact that the unconscious does not submit, there are no models of "doing well" in pedagogical practice, but we think we can contribute to education to be reconsidered, based on the truth of yourself, place the child in the constitution of the subject teacher and the student-subject.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons