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https://bdm.unb.br/handle/10483/3122
Título: | A informática em sala de aula : um estudo sobre as séries iniciais do ensino fundamental da Escola Classe I do Guará I |
Autor(es): | Carneiro, André Ayres |
Orientador(es): | Castioni, Remi |
Assunto: | Ensino auxiliado por computador Ensino fundamental Tecnologia na educação |
Data de apresentação: | 27-Dez-2011 |
Data de publicação: | 15-Mar-2012 |
Referência: | CARNEIRO, André Ayres. A informática em sala de aula: um estudo sobre as séries iniciais do ensino fundamental da Escola Classe I do Guará I. 2011. ix, 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | A inquietação da sociedade e da gestão pública na atualidade faz com que se preocupem com a questão da informática na educação, em foco as séries iniciais do ensino fundamental. Desta forma, ocorrem investimentos em programas para inserção de computadores em sala de aula. É perceptível que aqueles que possuem acesso às tecnologias deste a mais tenra idade posteriormente terão mais facilidade de lidar com os avanços tecnológicos, que estão passando a fazer parte intensamente do cotidiano dos indivíduos do mundo contemporâneo. Em 1995, surgiram os Parâmetros Curriculares Nacionais a partir de amplos estudos, discussões e formulação dos mesmos, servindo como referência para as quatro primeiras séries do ensino fundamental de todas as escolas do país. No ano de 2005, no Fórum Econômico Mundial em Davos – Suíça foi apresentada ao então presidente da república do Brasil o projeto envolvendo os laptops educacionais, e desde 2007 algumas escolas brasileiras implantaram o uso destes equipamentos em sala de aula, que é o caso da Escola Classe I, do Guará I, no Distrito Federal. O presente trabalho busca compreender a teoria e a prática da informática na educação dentro do contexto escolhido para a pesquisa, analisando o que foi proposto dentro dos parâmetros e o que é previsto para o projeto Um Computador por Aluno, e visualizar se o que foi proposto acontece em sala de aula. Por meio de dados obtidos, foi possível visualizar a importância dada pelos alunos e pelos docentes ao uso dos laptops educacionais, e o que se espera das politicas públicas referentes a essa área. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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