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Título: Avaliação da prova de biologia do vestibular da UnB utilizando modelos de teoria de resposta ao item
Autor(es): Souza, Fernando André Grasser de
Orientador(es): Gomes, Antônio Eduardo
Assunto: Teoria de resposta ao item
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE)
Modelo de resposta gradual
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 27-Jun-2022
Referência: SOUZA, Fernando André Grasser de. Avaliação da prova de biologia do vestibular da UnB utilizando modelos de teoria de resposta ao item. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021
Resumo: Este trabalho apresenta diferentes formas de avaliar os resultados obtidos a partir das 34 questões de biologia do vestibular da UnB, elaborado pelo CEBRASPE. As formas apresentadas contam com a aplicação de modelos de Teoria de Resposta ao Item, incluindo Modelos de Resposta Gradual (MRG), como uma alternativa ao fator de correção presente na metodologia de pontuação do vestibular, onde uma questão respondida de forma incorreta subtrai pontos do escore final do respondente. Os Modelos de Resposta Gradual utilizados consideram a categoria de “não resposta” como uma das possíveis alternativas. Conclui-se que o Modelo de Resposta Gradual que considera a “não resposta” como a menor categoria apresenta resultados melhores do que modelos onde o erro é a categoria inferior. Além disso, foi observado que respondentes com menor habilidade em ciências biológicas apresentam tendência de não responder aos itens, enquanto indivíduos com habilidade média ou alta apresentam maior probabilidade de responder um item de forma incorreta eventualmente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021.
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