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Título: O uso da ludicidade como ferramenta pedagógica na rotina da creche
Outros títulos: The use of playfulness as a pedagogical tool in routine on a day care center
Autor(es): Alves, Claudielly Maria Rodrigues
Orientador(es): Castro, Carla Castelar Queiroz de
Assunto: Atividades lúdicas
Educação de crianças
Creches
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 15-Mar-2012
Referência: ALVES, Claudielly Maria Rodrigues. O uso da ludicidade como ferramenta pedagógica na rotina da creche. 2011. 123 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a rotina de uma creche da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal para compreender como esta pode estabelecer um vínculo entre o desenvolvimento e as necessidades naturais da criança, permitindo ao sujeito ter infância dentro de uma instituição escolar. As crianças que frequentam a turma de creche pesquisada possuem três e quatro anos e estão em fase egocêntrica, formando seu próprio mundo. Dessa forma, a ludicidade é uma importante ferramenta que o professor deve utilizar nessa fase de escolarização para propor estratégias que auxiliem no desenvolvimento integral das crianças a estabelecer um elo entre a aprendizagem e as descobertas da infância. Procurou-se, então, analisar as concepções de ludicidade, rotina e creche a partir das visões de pais e professores para entender como esses conceitos podem ser favoráveis no desenvolvimento das crianças. Para tanto, foi realizada nesse estudo descritivo com abordagem qualitativa uma pesquisa teórica com ênfase nos estudiosos Bourgère, Kishimoto e Moyles para fundamentar a pesquisa em campo, a qual foi realizada nas modalidades de observação, entrevista e aplicação de questionários. Por meio dos dados coletados e das análises realizadas chegou-se a conclusão de que a creche ainda é vista como uma instituição assistencialista pelos pais, e os professores ainda não têm clareza sobre seu papel nessa instituição. É necessário, portanto, que a rotina da creche proposta pelos docentes incentive a ludicidade como proposta de aprendizagem e de desenvolvimento integral das crianças para promover a infância e satisfazer suas necessidades. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This course conclusion work aims to analyze the routine of a day care center in State Department of Education in the Federal District, to understand how a child-care routine can establish a link between development and natural needs of the child, allowing the subject to have a childhood within a school institution. Children who attend the child care group, have three and four years old and are under an egocentric phase, forming their own world. Thus, the playfulness is an important tool that the teacher must use in this phase of schooling to propose strategies that help the integral development of children, to establish a link between learning and discoveries of childhood. This study tried to analyze the concepts of playfulness, and the routine of a day-care center from the views of parents and teachers, to understand how these concepts can be positive on the development of children. To this end, this descriptive study was conducted with a qualitative approach, with an an emphasis on theoretical research scholars, Bourgère, Kishimoto and Moyles to support research in the field, which was performed in the methods of observation, interviews and questionnaires. Through the data collected and analysis conducted, this present study reached to the conclusion that the day-care center is still seen as a welfare institution by parents and teachers, and they are still not clear about its role within the institution. It is ,therefore, necessary that the routine proposed by the day-care center teachers, encourage the playfulness as a proposal for a full learning and development of the children to promote childhood and meet their needs.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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