Resumo: | O presente estudo busca realizar uma análise do atual currículo do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), de acordo com a visão de seus docentes. Para tanto, fez-se uma pesquisa do tipo survey com 39 docentes do curso, além da análise de documentos normativos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP n° 1/2006) e o Projeto Acadêmico do curso de Pedagogia da UnB de 2002. Os resultados da pesquisa indicam que não há consenso entre os pesquisados sobre o profissional que se quer formar e, consequentemente, sobre o melhor caminho a seguir para alcançar esse objetivo. Porém, a maioria tem restrições ao atual currículo, embora as razões e os graus de insatisfação variem amplamente. Dois blocos de opinião puderam ser identificados. De um lado, os que acreditam em uma formação generalista; de outro, os que acreditam que esta formação não qualifica o pedagogo para as demandas dos postos de trabalho em que irá atuar. Assim, identificou-se a necessidade de mudanças para que o curso possa cumprir sua função essencial de formar pedagogos qualificados. Por fim, com o intuito de superar as atuais divergências entre os docentes e promover mudanças necessárias no curso de Pedagogia, apresenta-se uma proposta de currículo integrado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study seeks to analyze the current curriculum of the Education course of University of Brasília, according to its teachers’ views. For that purpose, a survey with 39 of its teachers was conducted and normative documents such as Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP n° 1/2006) and UnB’s Education course Academic Plan/2002 were discussed. The survey results provide evidence of the lack of consensus among surveyed teachers regarding the targeted graduate professional and, as a result, the best procedure to follow in the quest of such target. Nevertheless, most teachers do have reservations towards the current curriculum, although reasons for and degrees of dissatisfaction may widely vary. Two currents of opinion could be identified. On one hand, those who stand for a generalist formation; on the other hand, those who believe that such a formation does not give future educators the needed knowledge for the demands of their prospective jobs. Hence, in order to enable the course to perform its essential function of preparing qualified educators, changes were identified as necessary. Finally, in order to overcome current dissension among teachers and promote necessary changes to UnB’s Education course, a proposal of an integrated curriculum is presented. |