Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31114
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LuizaDiasBellaguarda_tcc.pdf704,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicadores de testes diagnóstico para dados agrupados
Autor(es): Bellaguarda, Luiza Dias
Orientador(es): Silva, Eduardo Freitas da
Assunto: Diagnóstico de laboratório
Dados estatísticos
Análise de agrupamento (Estatística)
Data de apresentação: 28-Dez-2020
Data de publicação: 22-Jun-2022
Referência: BELLAGUARDA, Luiza Dias. Indicadores de testes diagnóstico para dados agrupados. 2020. 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O desempenho de um teste diagnóstico é frequentemente expresso em termos de sensibilidade e especificidade, e outros indicadores, em comparação com o Padrão Ouro. Os cálculos geralmente envolvem várias observações por paciente, o que implica que os dados são agrupados. O objetivo deste estudo foi apresentar e discutir uma metodologia para a estimativa dos indicadores para dados binários não agrupados (análise a nível de paciente) e outra metodologia que considera o paciente como um cluster e as partes do intestino grosso (ou segmentos do intestino) como unidades de diagnóstico do estudo em cada cluster.
Abstract: The performance of a diagnostic test is often expressed in terms of sensitivity and specificity, and other indicators, compared to the gold standard. Calculations commonly involve multiple observations per patient, which implies that the data are clustered. The objective of this study was to present and discuss a methodology for estimating indicators of non-clustered binary data (patient level analysis) and another methodology that considers the patient as a cluster and the parts of the large intestine (or intestine segments) as the diagnostic units of the study within each cluster.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.