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dc.contributor.advisorMoesch, Marutschka Martini-
dc.contributor.authorSantos, Lucas Halisson Lucena dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Lucas Halisson Lucena dos. Viajar é fuga?: principais motivações em busca da experiência turística. 2022. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho de conclusão de curso em tela discute as principais motivações dos turistas na segunda década do século XXI. Busca estabelecer um comparativo entre as motivações dos turistas para viagens na década de 2010 a 2020 e as motivações apresentadas por Krippendorf em Sociologia do Turismo, de 1987, segunda edição Brasileira. O problema de pesquisa está delimitado em quais motivações levaram o turista a viajar na segunda década deste século, e para a fundamentação teórica foram trabalhados os conceitos de Turismo, Pós-Turismo, Pós-Turista, Motivação Psicológica e Social, segundo autores como Urry, Beni, Gastal, Moesch. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, com profundidade interpretativa, a partir de análise documental e questionário com representantes das viagens turísticas realizadas dentro da temporalidade proposta. A análise interpretativa está calcada na obra Sociologia do Turismo, de Jost Krippendorf, que apresenta no capítulo segundo uma pesquisa realizada com turistas, a partir dos anos de 1960, sobre suas motivações na escolha dos destinos, e, permite a construção de noções operatórias como: viajar é fugir, viajar é descansar, viajar é refazer-se, etc. O estudo permite averiguar que passado quase quarenta anos muitas motivações são as mesmas na escolha dos destinos pelos turistas determinando categorias estruturantes do que é o Turismo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordSociologia do turismopt_BR
dc.titleViajar é fuga? : principais motivações em busca da experiência turísticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T11:40:39Z-
dc.date.available2022-06-21T11:40:39Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31080-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The course conclusion work discusses the main motivations of tourists in the second decade of the 21st century. It seeks to establish a comparison between tourists' motivations for travel in the 2010s to 2020s and the motivations presented by Krippendorf in Sociologia do Turismo, 1987, second Brazilian edition. The research problem is delimited in what motivations led the tourist to travel in the second decade of this century, and for the theoretical foundation, the concepts of Tourism, Post- Tourism, Post-Tourism, Psychological and Social Motivation, according to authors such as Urry, Beni, Gastal, Moesch. The research carried out was of a qualitative nature, with interpretative depth, based on document analysis and a questionnaire with representatives of tourist trips carried out within the proposed temporality. The interpretative analysis is based on the work Sociologia do Turismo, by Jost Krippendorf, which presents in the chapter according to a research carried out with tourists, from the 1960s, on their motivations in choosing destinations, and allows the construction of operational notions such as: to travel is to escape, to travel is to rest, to travel is to recover, etc. The study makes it possible to verify that after almost forty years, many motivations are the same in the choice of destinations by tourists, determining structuring categories of what Tourism is.pt_BR
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