Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31072
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_KarinaAlvesBarbosa_tcc.pdf2,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A contação de histórias na perspectiva dialógica e suas contribuições para a formação de crianças leitoras e escritoras
Autor(es): Barbosa, Karina Alves
Orientador(es): Oliveira, Paula Gomes de
Assunto: Leitura
Contação de histórias
Escrita
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: BARBOSA, Karina Alves. A contação de histórias na perspectiva dialógica e suas contribuições para a formação de crianças leitoras e escritoras. 2019. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo possui como temática a contação de histórias na perspectiva dialógica de base Freiriana e Flores, no intuito de compreender sua contribuição para a formação de crianças leitoras e escritoras. Essa pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, na qual buscou-se entender os conceitos de linguagem, leitura, escrita, contação de história e literatura infantil a partir dos documentos legais da educação, tais como a Base Nacional Comum Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e o Currículo em Movimento do Distrito Federal, assim como em artigos, teses e livros, acerca da temática pesquisa da. Além disso, realizou-se uma atividade interventiva, Oficina de leitura e escrita a partir do livro Mania de Explicação, de Adriana Falcão (2001), com as crianças do 1º ao 3º anos de uma escola pública do Distrito Federal, que participam do projeto de extensão/pesquisa Universidade e Escola sem muros. As produções escritas das crianças foram analisadas, reflexivamente, com ênfase na produção de significados e no processo de criação. Percebemos o potencial pedagógico da contação de histórias como possibilitadora de significação e ressignificação de palavras, aspectos que são a base para os processos de leitura e escrita autorais das crianças. A partir da discussão teórica desenvolvida ao longo do estudo e também com base na análise reflexiva da participação e interação das crianças nos momentos de contação de histórias, acreditamos que a contação de histórias na perspectiva dialógica contribui para formação de crianças leitoras e escritoras, uma vez que observamos que as crianças puderam expressar a imaginação, pensamentos e sentimentos, falar dos seus interesses e gostos, compartilhar suas experiências e vivências a partir da leitura da história, de forma a construir novos sentidos a partir de suas próprias palavras, de forma autônoma, exercendo, assim, o seu lado escritor.
Abstract: This study has the theme of storytelling in a dialogical perspectiveof Freiriana and Flores, in order to understand its contribution to the formation of children readers and writers. This is a qualitative and exploratory research, in which was sought the understanding of the concepts of language, reading, writing, storytelling and children's literature from the legal documents of education, such as the National Curricular Common Base, the National Curricular Parameters of Portuguese Language and the Curriculum in Movement of the Federal District, as well as in articles, theses and books, about the subject researched. In addition, an intervention activity and a reading and writing workshopfron the book Mania de Explicação, by Adriana Falcão (2001),were carried out with children from 1st to 3rd years of a public school in the Federal District. Children that were participating in the extension / research project named University and School without Walls. The written works of the children were reflexively analyzed, with emphasis on the production of meanings and the process of creation. Were perceived the pedagogical potential of storytelling as an enabler of significationand re-signification of words,aspects that are the basis for the reading and writing of the children.Based on the theoretical discussion developed throughout the study and also based on the reflexive analysis of the participation and interaction of the children in the moments of storytelling, we believe that storytelling in the dialogical perspective contributes to the formation of reading and writing children, once that we observed that the children could express their imaginations, thoughts and feelings, talk about their interests and tastes, share their experiences and experiences from the reading of history, in order to construct new senses from their own words, in an autonomous way, thus exercising his writer's side.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.