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Título: A divisão de promoção do audiovisual do Ministério das Relações Exteriores do Brasil
Autor(es): Silva Filho, Nilson Costa da
Orientador(es): Paulino, Fernando Oliveira
Assunto: Política cultural
Audiovisual
Multiculturalismo
Indústria cultural
Cinema brasileiro
Data de apresentação: 5-Jul-2011
Data de publicação: 12-Mar-2012
Referência: SILVA FILHO, Nilson Costa da. A divisão de promoção do audiovisual do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. 2011. 95 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho procura analisar a atuação da Divisão de Promoção do Audiovisual (DAV), integrante do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A abordagem é realizada, primeiramente, através da discussão dos conceitos de diplomacia cultural e de diversidade cultural. A partir destes dois temas, e do debate entre o aspecto comercial do audiovisual e o da defesa da cultura que surge deles, são aprofundados o papel do Estado na elaboração de políticas culturais, e a importância das indústrias culturais para a promoção do audiovisual. Finalmente, a DAV é analisada com base nestes pressupostos estudados, numa tentativa de compreender as atividades tradicionais de difusão cultural e a promoção de ações de cunho comercial realizadas pela Divisão. Percebe-se que a DAV atua de acordo com a realidade do mercado audiovisual internacional, pois entende que esta é a melhor forma de difundir a cultura brasileira. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work attempts to analyze the actions of the Division for the Promotion of Audiovisual (DAV), a member of the Cultural Department of the Ministry of Foreign Affairs of Brazil. The approach is realized first by discussing the concepts of cultural diplomacy and cultural diversity. From these two themes, and the debate between the commercial aspect of audiovisual and the defense of culture that arises from them, the state‟s role in cultural policy development and the importance of cultural industries to the promotion of audiovisual are further detailed. Finally, the DAV is analyzed based on these assumptions studied, in an attempt to understand the traditional activities of cultural diffusion and commercial promotion performed by the Division. It is noticed that the DAV operates according to international audiovisual market reality, believing that this is the best way to spread the Brazilian culture.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3107
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