Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31012
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaAparecidaNunesDuarte_tcc.pdf717,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: História de uma cientista em formação no curso de química da UnB
Autor(es): Duarte, Maria Aparecida Nunes
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Assunto: Universidade de Brasília (UnB)
Universidade de Brasília (UnB) - comunidade acadêmica
Universidade de Brasília (UnB) - Instituto de Química
Universidade de Brasília (UnB) - inclusão
Inclusão universitária
Data de apresentação: 24-Fev-2022
Data de publicação: 15-Jun-2022
Referência: DUARTE, Maria Aparecida Nunes. História de uma cientista em formação no curso de química da UnB. 2022. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A inclusão no Ensino Superior é um tema ainda novo, por isto, aqui apresentamos uma narrativa de superação de uma aluna cientista com TDAH no curso de Licenciatura em Química na UnB. Esse Trabalho de Conclusão de Curso temo como objetivo geral apresentar os recursos utilizados e o percurso dessa aluna para chegar ao final do curso e se tornar professora. Além disso, analisa aspectos sobre a inclusão na Universidade de Brasília e em que medida essa instituição pode ser considerada inclusiva. A narrativa apresentada tem como base a história pessoal da aluna, apresentando aspectos que vão desde o início de sua educação Formal até o Ensino Superior, com profundidade nas suas superações e estratégia para a conclusão dos diferentes momentos. Verificamos que apesar da aluna descobrir sua condição durante a graduação e ter uma resistência a aceitá-la, isso foi fundamental para que procurasse recursos que lhe permitiram um melhor desempenho nessa jornada, garantindo sua permanência e possibilitando sua graduação. Ela relata que foi bem acolhida pela equipe Programa de Apoio aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais –PPNE, que agora é Diretoria de Acessibilidade –DACES e Diretoria de Desenvolvimento Social –DDS.A partir dos seus relatos, podemos concluir que, a inclusão no Ensino Superior, apesar de ainda ser um tema novo, já mostra sinais de acolhimento e atendimento aos alunos da inclusão, embora ainda precise de algumas adaptações. Ao final, é possível afirmar que a Universidade de Brasília –UnB é uma instituição pública inclusiva.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.