Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/310
Título: Levantamento das estratégias dos hotéis goianienses na captação de eventos e seus impactos na ocupação
Autor(es): Almeida, Denyze Cordeiro de
Orientador(es): Câmara, Leonor Moreira
Assunto: Turismo de negócios
Indústria hoteleira
Data de apresentação: 2004
Data de publicação: 9-Jun-2009
Referência: ALMEIDA, Denyse Cordeiro de. Levantamento das estratégias dos hotéis goianienses na captação de eventos e seus impactos na ocupação. 2004. 35 f. Monografia (Especialização em Gestão da Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: Essa pesquisa trata da importância do incremento do turismo de negócios como sendo de vital importância para o crescimento econômico da região. Trata-se de um investimento de grande importância no mercado turístico. Fala da importância das estratégias dos hotéis de Goiânia na captação de eventos. A pesquisa foi desenvolvida em hotéis goianienses classificados pela Associação Brasileira da Industria de Hotéis-ABIH, como sendo Luxo e Superior. A amostra é aleatória simples e foram pesquisados os hotéis que se dispuseram a responder. Do universo de onze hotéis, oito responderam os questionários. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa foram questionários com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha.Esta pesquisa do pondo de vista da sua natureza será classificada como sendo uma pesquisa aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática dirigida a solução de problemas específicos. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa, para se obter um conhecimento mais profundo de casos específicos. Quanto aos objetivos a pesquisa será descritiva, procurando descrever estabelecer relações entre as variáveis. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos será de levantamento, pois consiste na coleta de dados referente às estratégias dos hotéis de Goiânia na captação de eventos e seus impactos na ocupação. Cerca de 78% dos hotéis pesquisados ficam esperando que os clientes venham até eles para solicitar o espaço para eventos, com esta atitude vão perdendo mercado. O hotel é que deve sempre captar os eventos. Com a hospedagem dos participantes do evento, a taxa ocupacional estará sempre alta, reduzindo o período de sazonalidade. Conforme a pesquisa, 49% dos hotéis aumenta sua taxa ocupacional, somente, em 21% a 60%, a ocupação deveria ser de 100%. Procurar sempre fazer pacotes com melhores preços para os participantes do evento, evitando que unidades habitacionais fiquem vazias no período do evento.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
Aparece na Coleção:Gestão da Hospitalidade

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_DenyseCordeiroAlmeida.pdf78.44 kBAdobe PDFver/abrir


Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.