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dc.contributor.advisorAlmeida, Dulce Maria Filgueira de-
dc.contributor.authorLopes, Natália Bomfim-
dc.identifier.citationLOPES, Natália Bomfim. Jogos e brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista: uma pesquisa bibliográfica. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO artigo presente tem como finalidade relatar a importância dos jogos e brincadeiras orientados para crianças com transtorno do espectro autista. Trazendo aspectos que comprovam que o desenvolvimento da criança, durante o período do ensino infantil, é considerado de suma importância, havendo uma necessidade de inserção de atividades orientadas voltadas para o desenvolvimento de aspectos motores, cognitivos e afetivos. Partindo da premissa de que, nessa fase, a criança precisará de maiores estímulos, que quando inseridos corretamente, é possível obter melhoras significativas no processo de desenvolvimento integral. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, havendo presença de método de pesquisa exploratória (SEVERINO, 1941). A pesquisa, de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, foi realizada por meio de consulta no Portal de periódicos da CAPES, tendo-se como período os anos de 2017 a 2021. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: criança; autismo; inclusão escolar; educação física, brincadeira e jogo, conectados pelo operador booleano “AND”. Utilizamos como critério de exclusão o fato do artigo não corresponder à temática da pesquisa, isto é, não ter relação direta com o objeto do estudo. Foram, em princípio identificados um total de 12 artigos e aplicado o critério de exclusão, o total obtido foi de 5 artigos. A análise se deu conforme a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011, p.15). Concluindo assim, a necessidade da inclusão de jogos e brincadeiras orientados para o processo da formação e desenvolvimento da criança autista como indivíduo durante o ensino infantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças artistaspt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista : uma pesquisa bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T13:30:46Z-
dc.date.available2022-06-14T13:30:46Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30989-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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