Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30977
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PedroHenriqueRodriguesDaCosta_tcc.PDF662,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da obesidade e do sobrepeso nas variáveis do equilíbrio postural em crianças após um teste de caminhada de seis minutos
Autor(es): Costa, Pedro Henrique Rodrigues da
Orientador(es): David, Ana Cristina de
Assunto: Obesidade em crianças
Equilíbrio postural
Exercícios físicos para crianças
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 14-Jun-2022
Referência: COSTA, Pedro Henrique Rodrigues da. A influência da obesidade e do sobrepeso nas variáveis do equilíbrio postural em crianças após um teste de caminhada de seis minutos. 2022. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A obesidade define-se por ser uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, além de causar diversos efeitos negativos à saúde. A obesidade está associada à doenças crônicas não transmissíveis e pode desencadear comprometimentos musculoesqueléticos para o indivíduo desde sua infância, podendo ser agravados ao longo de sua vida adulta, com possibilidade de interferir no equilíbrio. O equilíbrio postural exerce papel fundamental na vida das crianças em idade escolar tendo em vista sua correlação com as demais habilidades fundamentais. O comportamento do equilíbrio pode ser mensurado a partir do deslocamento do centro de pressão (COP), analisando variáveis como a velocidade e a área alcançada. Informações a respeito do comportamento dessa variável biomecânica imediatamente após a realização de um exercício de caminhada ainda são escassas na literatura. Dessa forma, nosso objetivo foi avaliar a influência da obesidade e do sobrepeso nas variáveis do equilíbrio postural após um teste de caminhada de 6 minutos. O estudo foi realizado com 40 crianças (16 meninas) devidamente autorizadas por seus responsáveis, classificadas como sobrepeso (n = 20) e com obesidade (n = 20), com idade entre 7 e 10 anos. As crianças foram recrutadas em duas escolas públicas de ensino fundamental, do Distrito Federal. As etapas metodológicas foram: Definição das escolas, recrutamento das crianças, avaliação antropométrica, seleção dos participantes, medição do deslocamento postural com a utilização de uma plataforma de força em 2 condições: 1) olhos abertos e pés sobre a plataforma; 2) olhos fechados e pés sobre uma espuma, depois houve a aplicação do teste de caminhada de 6 minutos, e logo em seguida, novo teste de equilíbrio na plataforma. Os resultados mostraram que as crianças obesas na condição 2 apresentaram um aumento significativo da velocidade do COP comparando os momentos pré e pós. No entanto, não houve diferenças entre o grupo de obesos e com sobrepeso, nem para a condição 1, nem para a condição 2. Os achados corroboram com os de outros autores que afirmam que o aumento da massa corporal está relacionado com o aumento da velocidade do COP, traduzindo em menor sensibilidade na regulação do equilíbrio e pior equilíbrio corporal. Concluiu-se que indivíduos com sobrepeso e com obesidade apresentam respostas do equilíbrio postural imediatamente após uma caminhada de 6 minutos, em especial quanto a velocidade do COP. O equilíbrio pode ser afetado pela obesidade, alterando o desenvolvimento do andar e a manutenção da postura, assim como no desenvolvimento de atividades cotidianas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.